Pelo terceiro ano consecutivo a fábrica da Hyundai de Piracicaba, SP, recebeu Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, certificação de quantificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) implementada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O grau máximo do programa, criado em 2008 no País, é concedido a empresas que atendem os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. Na edição deste ano, referente aos inventários do ano base de 2020, 111 das 192 empresas participantes do programa obtiveram a classificação, sendo somente três montadoras de automóveis.

“O programa é um importante balizador do nosso trabalho focado na redução de emissões e [com ele]  podemos compartilhar com a sociedade a seriedade com a qual tratamos a questão do impacto ambiental na Hyundai aqui no Brasil e no mundo”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Em 2020, a Hyundai Motor Brasil reportou a emissão de 12.188,60 tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes), 41,1% a menos do que em 2019. A montadora considera que, ainda que parte dessa queda se deve à redução da produção em função da pandemia de Covid-19, o número representa diminuição efetiva das emissões, já que saíram das linhas montagem de Piracicaba 26,2% menos veículos no mesmo período.

Os esforços e resultados obtidos pela operação brasileira vão ao encontro do plano estratégico mundial da Hyundai de neutralizar suas emissões de carbono em pouco mais de duas décadas, até 2045, segundo revelou no começo do mês, durante o IAA Mobility, em Munique, na Alemanha.

Para isso, outra frente de ação será a crescente oferta de veículos com zero emissões. Até 2040, calcula a Hyundai, veículos elétricos a bateria ou célula de combustível a hidrogênio devem superar 80% do total de suas vendas mundiais.

LEIA MAIS

→ Hyundai inicia venda do novo Creta no sábado

→ Hyundai capricha na oferta de tecnologias do novo Creta


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!