Diante da inflação acentuada e da desvalorização do real, foram expressivos os valores fatuados pela indústria brasileira de autopeças em 2021. “Mas em termos reais, o setor ainda está aquém do que produzia e comercializava em 2019, antes, portanto, da pandemia”, comenta o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe.

“O ano passado ficou marcado por demanda ascendente, mas por problemas do lado da oferta, em especial no caso dos semicondutores, o que acabou afetando decisivamente os volumes de veículos produzidos e vendidos no País, assim como as autopeças aqui instaladas”, lembra o executivo.

Ainda preliminares, os dados de 2021 indicam receita líquida de R$ 158,1 bihões. Se confirmada, o crescimento do setor sobre o ano anterior será de 25,2%. Vale, lembrar, contudo, que em 2020 sobre 2019 houve queda de 17,5% nesse mesmo indicador.

LEIA MAIS

Anfavea aposta em crescimento de 8,5% nas vendas internas

Fenabrave projeta mercado 4,6% maior em 2022

Importações de autopeças mais do que dobram no ano

Gargalos na produção prejudicam as autopeças

Deixando claro que os números de 2021 ainda podem ser revistos nas próximas semanas, assim como as projeções para 2022, Ioschpe informa que, a princípio, há uma expectativa de crescimento de 4,8% este ano.

“A evolução da Covid-19 ainda dificulta as projeções no Brasil e no mundo. Mas espera-se um ano mais favorável no lado da oferta. E mais desafiador no lado da demanda, por conta da inflação elevada, dos juros decorrentes e dos efeitos disso na atividade econômica. De toda forma, nossa expectativa é de fechar 2022 com faturamento nominal da ordem de R$ 166 bilhões, crescimento de 4,8% sobre o ano passado, ressaltando novamente que esses dados serão revistos em breve”.

O presidente do Sindipeças destaca que ainda estamos passando por um período muito desafiador, por conta da pandemia e suas decorrências.

“Vamos seguir vigilantes e ativos, para que possamos virar essa página em breve. Porém, para que o crescimento seja perene e sustentável, defendemos agenda que elimine os entraves horizontais à competitividade, que atingem todos os setores da economia em nosso País. Assim como políticas públicas que acelerem a inovação e nossa integração ao mundo, preferencialmente por meio de acordos internacionais”.


Foto: Divulgação/Automec 2019

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!