A BMW amplia a oferta de modelos 100% elétricos com a abertura da pré-venda do iX, avançado desenvolvimento da marca no campo da eletromobilidade. Chegará por aqui nas versões xDrive40 e xDrive50 Sport com nove opções de cores e três de acabamento interno. Para o carro, ainda, a BMW irá entregar dois tipos de carregadores com o modelo.

Projeto concebido para ser um veículo elétrico desde o início, o iX traz célula de bateria com densidade energética 40% maior em relação a geração anteriores, por exemplo, presente no i3 de 2020. Assim, a versão xDrive 40 tem capacidade de 76,6 kWh, enquanto no xDrive 50, 111,5 kWh. Na prática, significa oferecer autonomias de 425 km e 630 km, respectivamente.

Com o modelo a BMW também estreia novo sistema de recargas rápidas de 150 kW para o xDrive 40 e de 150 kW, para a versão superior. A promessa é de proporcionar 70% do nível de carga da bateria em torno de 30 minutos. Além disso, o modelo trará acessório chamado Flexible Fast Charger, um carregador portátil com 1,8 kW ou 11 kW de potência.

O BMW iX traz um motor elétrico em cada eixo que, juntos, desenvolvem 326 cv e 630 Nm de torque na versão xDrive40 e 523 cv e 765 Nm de torque na xDrive50. Segundo a marca, a aceleração é de 6,1 e 4,6 segundos, respectivamente, e velocidade máxima limitada a 200km/h. O sistema de tração tem comando eletrônico, permitindo variações desde a tração puramente traseira ao 4×4.

O modelo também carrega um curioso recurso na grade dianteira. Produzida com nanotecnologia, a peça é capaz de se autorregenerar de pequenos danos. Além disso, possui filamentos de aquecimento responsáveis por limpar ou secar a superfície para proteger sistemas semiautônomos e de segurança ativa presentes no BMW iX.

Embarcado com tecnologia da Inteligência Artificial, o modelo atende a comando de voz, gestos e toques, bem como é capaz de aprender rotinas do motorista ao cruzar dados de deslocamentos e horários, por exemplo, abrir os vidros na frente de portões de garagem ou mesmo antecipar regeneração de energia antes de cruzamentos de vias.

No campo da interatividade, o BMW iX traz duas telas curvadas, 12,3 e 14,9 polegadas. A primeira reúne informações do carro, enquanto a segunda abriga funções de entretenimento. Os recursos disponíveis, no entanto, estão acima do comum. O modelo calcula, por exemplo, autonomia de acordo com o nível da bateria, topografia e trânsito assim o que o motorista insere o destino no sistema de navegação.

A pré-venda começa a partir das 20 horas de segunda-feira, 24, em toda a rede de concessionária do País.

LEIA MAIS

→BMW “passeia” no mercado de automóveis premium


Foto: BMW/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!