Um acordo de colaboração de longo prazo entre a Volvo Trucks e a Unicon, produtora dinamarquesa de concreto, promete acelerar a eletrificação em caminhões em versão betoneira. De saída, a empresa tem intenção de agregar na operação 11 unidades do Volvo FM Electric com entregas previstas no fim do ano.

Segundo a Volvo, é a maior encomenda feita por um cliente privado para este tipo de veículo e contribuirá para desenvolver soluções completas livre de emissão de CO2 na cadeia do setor de construção. Ainda de acordo com a fabricante, os veículos pesados aplicados como betoneiras estão entre os mais complicados para o acionamento elétrico.

“Estamos dando passos importantes na expansão de soluções de distribuição sem combustíveis fósseis para a indústria do concreto, onde a eletrificação de veículos pesados tem sido um desafio muito difícil devido às cargas pesadas e às demandas de mistura contínua”, conta em nota Peter Ericson, diretor administrativo da Volvo Trucks na Dinamarca.

“Com as betoneiras elétricas, estaremos prontos para atender aos requisitos de locais de construção livres de emissões na Dinamarca, que vemos na cidade de Copenhague, bem como à demanda crescente de empreiteiros e construtores”, resume Christian Elleby, diretor de suprimentos e compras da Unicon.

A Unicon é a maior e mais antiga produtora e fornecedora de concreto pronto da Dinamarca. A empresa conta 35 fábricas e mais de 400 funcionários em todo o país. Produz cerca de 1 milhão de m³ de concreto por ano e possui frota própria de 195 caminhões. A companhia definiu meta para reduzir em 30% as emissões de CO2 de sua frota até 2025 em relação a 2019.

LEIA MAIS

→Volvo anuncia investimento de mais R$ 1,5 bi até 2025

→Volvo lança versão do pesado VNR Electric com autonomia de 440 km

→Volvo fechou negócio de 100 caminhões elétricos na Europa


Foto: Volvo Trucks/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!