Parceria entre a Andrade Gutierrez, a Volvo e a ACR desenvolveram um caminhão que possibilita tirar o motorista da cabine e ser conduzido por rádio controle. Batizado de 4.ZERO, o veículo foi pensado para garantir mais segurança em canteiros de obras e mineradoras, afinal, pode ser conduzido de uma distância de até dois quilômetros.

O projeto utilizou um Volvo FMX, linha de caminhões vocacionais da fabricante, com motor de 460 cv, câmbio automatizado I-Shift e configuração 6×4. Veículos controlados por frequência de rádio não são propriamente uma novidade. De acordo com as empresas, no entanto, 4.ZERO se diferencia pela precisão, tempo de resposta e segurança. Isso porque, a solução conecta a arquitetura eletrônica e a mecânica do veículo a uma rede.

Outra vantagem é que o caminhão sai de fábrica já adequado à tecnologia, o que preserva a originalidade de sistemas e componentes. Segundo Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, o salto tecnológico da solução atende por VDS, sistema de direção da fabricante integrado ao veículo capaz de entregar mais precisão.

“Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”, afirma Valério.

Quando não tripulado, o caminhão recebe os comandos de um rádio controle da HBC Radiomatic, empresa alemã representada pela ACR. Pelo console, a partir de um centro de operação, o controlador acessa pelas pontas dos dedos todas as funcionalidades do veículo, como partida do motor, trocas de marcha e frenagem, além de informações do caminhão e alertas sonoros e luminosos. Ajudam ainda um conjunto de sete câmeras e microfone.

Nas operações da Andrade Gutierrez o caminhão irá atuar em atividades de maiores riscos, com descomissionamento de barreiras e escavações pesadas. A empresa ainda destaca que o 4.ZERO também permite alternância imediata de condução entre ter ou não um motorista na cabine. No modo não tripulado, no entanto, o equipamento só será operado em áreas confinadas, sem presença de pedestres.

“O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança.”, destaca em nota João Martins, presidente da Andrade Gutierrez Engenharia.

LEIA MAIS

→Volvo VM 270 assume liderança das vendas de semipesados

→Volvo anuncia investimento de mais R$ 1,5 bi até 2025

→I-Shift, da Volvo, completa 20 anos

→Volvo inicia oferta dos novos caminhões da linha F


Foto: Andrade Gutierrez/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!