O ranking de vendas caminhões mostra ao fim dos primeiros quatro meses do ano alteração rara de ser vista no segmento se comparada às disputas entre automóveis e comerciais leves. Em especial nos semipesados, o Volvo VM 270 assumiu a liderança da categoria e deixa traz o VW Constellation 24.280, o modelo do subsegmento até então mais vendido desde 2013.

A trajetória do caminhão da Volvo salta aos olhos. De acordo com os dados do Renavam, no ano passado, em um mercado que fechou com 33,5 mil emplacamentos de semipesados, o modelo da VWCO no topo das vendas obteve 12,5% de participação com 4,2 mil unidades vendidas, enquanto o VM 270, na vice-liderança, respondeu por 9,8% e 3,2 mil licenciamentos.

De janeiro a abril, no entanto, dos 10,3 mil semipesados emplacados, o modelo da fabricante de Curitiba (PR) participou com 13% ao contabilizar 1,3 mil unidades entregues. Já o rival, com 965 caminhões vendidos, garantiu o segundo lugar pelos 9,4% das vendas.

Pelos números absolutos nos quatro primeiros meses em comparação ao mesmo período do ano passado aponta que as vendas do Volvo cresceram mais de 100%. Os emplacamentos do Constellation também evoluíram, mas perto de 20%, insuficientes para preservar a histórica liderança.

O desempenho que o VM apresenta agora não se deu pelo acaso. Nos últimos anos a marca se debruçou em estratégias para gama apoiada em ciclo de investimento de R$ 1 bilhão de 2020 a 2022. Em maio do ano passado anunciou o início do segundo turno na fábrica de Curitiba, regime no qual a linha VM não operava desde 2015.

“Estamos adequando nossa produção à forte demanda dos clientes por esse modelo, que vem crescendo de forma consistente desde 2020”, resumiu na ocasião Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Por outra frente, reforçou a linha com novos produtos. Casos da versão City, para atender operações de distribuição urbana, e do Light Mixer, desenvolvido para atuar como betoneira. A gama, no entanto, é ampla, com opções que avançam até na categoria de pesados. No portfólio constam versões 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4 com motores de 270 cv e 330 cv associados a caixas de transmissão manual ou automatizada I-Shift.

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Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
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