Definido pelo presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, com um novo capítulo da história da fabricante, a Volvo anuncia o início da oferta ao transportador da região os novos caminhões da linha F, em um intervalo de pouco mais de um ano depois de introduzidos na Europa.

Com cabines aprimoradas, pacote de segurança reforçado e recursos tecnológicos evoluídos, os novos FM, FMX e FH passarão a ser produzidos na fábrica de Curitiba, com entregas previstas a partir de meados último trimestre do ano, ocasião na qual também a atual linha será descontinuada. “A nova linha F representa o maior lançamento global da companhia. Na operação brasileira foi programando no ciclo de investimento de R$ 1 bilhão até 2022”, resume Lirmann.

A evolução dos veículos começa pelas cabines. O trabalho considerou aperfeiçoamentos aerodinâmicos ao adotar contornos mais arredondados e frestas entre componentes reduzidas, medidas que contribuem para reduzir a resistência ao ar.

No caso dos FM e FMX, o habitáculo, inspirado no do FH e completamente redesenhado, ganhou 1 m³ a mais de espaço na versão de teto alto e área envidraçada 10% maior em relação às cabines atuais. Os caminhões trazem ainda conjunto ótico de LED e, como opcional, integrado com sistema antiofuscamento, que adapta o facho de luz conforme condições de tráfego. Em item que diz respeito à visão, os espelhos retrovisores do lado direto ganharam câmeras para eliminar pontos cegos.

No posto de comando, um amplo arsenal de recursos promete entregar mais conforto, segurança, conveniência, economia e produtividade. O painel, redesenhado, ganhou quadro de instrumentos digital configurável em até quatro telas de informações de acordo com necessidade da operação ou preferência do motorista. Nova central multimidia com tela de nove polegadas sensível ao toque, além de permitir espelhamento com smartphone, dá acesso a sistema de navegação, de telemetria, além de reproduzir vídeos técnicos a respeito do caminhão.

Os veículos receberam uma versão do I-See, recurso associado ao GPS e inteligência do caminhão que entende a topografia à frente a fim de selecionar as marchas mais adequadas para os trechos. Nos novos caminhões o sistema vem pré-mapeado de fábrica, sem necessidade fazer uma primeira viagem para memorizar a estrada. Segundo a marca, os aprimoramentos aerodinâmicos em conjunto com o I-See e a caixa de câmbio I-Shift – agora com possibilidade de até cinco modos de condução – a nova linha F promete uma economia de combustível de até 5% se comparado aos veículos atuais.

Um generoso pacote de segurança reúne controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo de acordo com a velocidade do veículo que vai à frente e inédita recurso de controle de velocidade de descida. A função permite ao motorista programar o ritmo de viagem em um extenso trecho de serra, por exemplo.

Especialmente para região da América Latina, a fabricante introduziu no novo portfólio o FMX Max, versão mais robusta da gama de caminhões vocacionais. O veículo destinado a atender nichos dos setores de construção e mineração sai de fábrica como 8×2 com capacidade para 58 toneladas de peso bruto total.

Com a chegada da nova linha, o pós-venda também preparou a oferta de nova modalidade de plano de manutenção, a Ouro Flex, baseada em custos de acordo com o quilometro rodado, e ampliou o serviço de telemetria com o Volvo Connect, programa de gerenciamento de frota por meio da conectividade.

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Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
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