Apesar de enfrentar problemas com falta de componentes, a indústria de máquinas agrícolas vem conseguindo ampliar vendas continuamente e registra, no acumulado do primeiro quadrimestre do ano, crescimento de 36,6% no comparativo com idêntico período do ano passado.

Divulgado pela Fenabrave com um mês de atraso por não envolver emplacamentos e depender, assim, de levantamento junto aos fabricantes, o balanço desse setor indica total de 20.173 unidades comercializadas de janeiro a abril de 2022, ante as 14.769 dos primeiros quatro meses de 2021.

Em abril, o melhor mês do ano, as vendas atingiram 6.070 unidades, volume 24,8% maior do que o registrado em março (4.865) e 35,1% superior ao do mesmo período do ano passado (4.492).

De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o segmento segue impulsionado pelo crescimento da renda no campo, mas seu desempenho poderia ser ainda melhor não fossem as dificuldades na obtenção de peças e componentes.

LEIA MAIS

AGCO admite problemas com falta de componentes

Máquinas agrícolas fecham 2021 com expansão de 26%

New Holland lança colheitadeira com inteligência artificial

O problema do desabastecimento foi abordado no mês passado pelo vice-presidente global de compras e materiais da Massey Ferguson e AGCO América do Sul, Carlo Martorano, por ocasião da entrega de prêmio aos seus melhores fornecedores. De acordo com o executivo, faltam desde microprocessadores e componentes metálicos e hidráulicos, até pneus e alguns itens fundidos.

É um problema que contrasta com recorde de pedidos de tratores e colheitadeiras, com a maioria dos fabricantes do setor estando com produção comprometida e entregas programas para o segundo semestre do ano.


Foto: Divulgação/CNH Industrial

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!