A Mercedes-Benz Trucks confirmou que em julho começará a produção em série, na fábrica de Wörth, Alemanha, do caminhão eEconic. O modelo, destinado a aplicações em serviços urbanos, é o segundo elétrico da montadora, que já oferece o eActros para transporte de distribuição pesada e que foi apresentado no ano passado.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, reiterou que a oferta de um amplo leque de veículos movidos a bateria nos próximos anos. Um  deles, o rodoviário de 40 toneladas para longos percursos Actros LongHaul, terá autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria e deve entrar em produção seriada em 2024.

Os primeiros protótipos do Actros LongHaul começam a ser testados em estradas europeias ainda este ano. A montadora também encaminha o desenvolvimento de novas versões do eActros.

Para apresentar todas essas novidades, que integram o plano da marca de aumentar a participação de veículos novos livres de emissões locais de CO2 na Europa para mais de 50% até 2030 e 100% até 2039, a montadora iniciou esta semana demonstrações em Wörth para cerca de 1 mil potenciais clientes, que conhecerão aspectos centrais da mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até os próprios caminhões, alguns disponíveis para teste drive, como eActros 300.

Eles conhecerão os projetos da montadora em conjunto com parceiras, como a Siemens Smart Infrastructure, a Eengie e o Grupo EVBox, para recarga nas garagens das empresas clientes, além do plano de recarga pública para transportes de longo percurso e que envolve ainda os grupos Tratron e Volvo sob a  supervisão da VDA, a Anfavea alemã.

As concorrentes assinaram compromisso para estabelecimento de uma joint venture que trabalhará no desenvolvimento e operação da recarga pública de alto desempenho e que atenderá também ônibus rodoviários elétricos na Europa, independente da marca dos veículos.

LEIA MAIS

→ Mercedes-Benz Axor 3131 autônomo entra no radar do setor sucroalcooleiro

→ Vendas globais da Mercedes Truck cresceram 20% em 2021


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!