Balanço das vendas a prazo de veículos no País apresentados pela B3 na sexta-feira, 8, reflete um cenário de maior restrição ao crédito no mercado. No mês passado, 449 mil veículos novos e usados – dentre leves, pesados e motocicleta – foram financiados, volume que representou baixa de 13,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando apurou 516 mil unidades negociadas.

No total de financiamentos de junho, os de leves somaram 327 mil unidades, retração de 18,2% em relação ao volume de transações de um ano antes, de 400 mil negócios.

No mesmo patamar de quedas, as vendas a prazo de pesados recuaram 18,8% no mês passado, com 23 mil veículos vendidos ante 29 mil apurados um ano antes.

É no segmento de motocicletas que os financiamentos se mostram aquecidos. Em junho, foram negociadas 98 mil motos, volume 12,8% superior ao apurado no mesmo período do ano passado.

“Apesar do crescimento no segmento de motos em relação a 2021, o mercado ainda tem mostrado dificuldade em alcançar o patamar atingido no ano anterior”, resume em nota Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

Com os resultados parciais, o acumulado de janeiro a junho somou 2,6 milhões de veículos novos e usados financiado, baixa de 9,2% em relação às 2,8 milhões de unidades negociadas no primeiro semestre de 2021.

LEIA MAIS

→Anef apura queda de 3,4% na oferta de crédito

→Demanda por financiamento de veículos cresce em maio


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!