Ao inaugurar a sua segunda concessionária no Brasil, em Vila Velha, ES, a Byd promete abrir mais 43 até dezembro, totalizando assim 45 pontos de atendimento no território nacional ainda este ano. Desse total, o da capital paulista — a Eurobike — está em operação deste abril e outros 18 estarão atendendo o público antes do final de setembro.

Sobre projeções de mercado para 2022, o diretor de vendas da Byd Brasil, Henrique Antunes, prefere nem arriscar  números, admitindo que eles ainda não serão expressivos. “É um ano de lançamento de produtos, de implantação da rede de concessionárias e de adoção das demais providências estruturais necessários para fortalecimento da marca no País”, comenta.

Mas para 2023, quando a linha de produtos já estará completa, assim como a estrutura nacional de vendas e pós-venda, com total de 100 concessionárias abertas até o final do ano, a estimativa é chegar a 13 mil unidades comercializadas internamente.

Segundo o executivo, a empresa oferece dois modelos na modalidade B2B: o furgão elétrico eT3 EV – comercial leve elétrico mais vendido em 2021, que possui autonomia para até 300 km –, e o recém lançado D1 EV, um automóvel pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, “que se tornou um novo referencial de mobilidade para clientes corporativos, aplicativos de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos”.

Outros dois modelos integram a modalidade B2C: o elétrico TAN EV, primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no País, e o sedã elétrico HAN EV, que trouxe um novo conceito em automóveis premium elétricos no mercado brasileiro. Ambos custam na faixa de R$ 500 mil.

“O HAN EV é um modelo que pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m”, explica Antunes.

Dentre as novidades programadas para este ano, ele adianta que a partir de outubro será lançada a linha de veículos híbridos plug-in com tecnologia DM-i desenvolvida pela própria Byd.

“Consiste em um sistema híbrido plug-in, que traz uma série de melhorias sobre os modelos híbridos convencionais, com maior desempenho, eficiência, baixas emissões e consumo de combustível reduzido”, explica o diretor, adiantando que está confirmado o SUV SONG Plus DM-i Plus, além de um sedã, cujo modelo está ainda sendo estudado e definido.

Novas revendas

A concessionária Vitória Motors Byd, localizada na Rodovia do Sol, 215, em Vila Velha, integra o Grupo Águia Branca, que abrirá mais quatro revendas da marca este ano, sendo uma em Vitória, na capital capixaba, e três em Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora).

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Segundo o diretor de vendas, até setembro serão inauguradas novas concessionárias nas cidades de Curitiba (PR), Vitória (ES) Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Recife (PE), Manaus (AM), Salvador (BA), Campinas (SP), São José (SC), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e mais duas unidades em São Paulo (SP).

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica na mesma cidade, para a produção de módulos fotovoltaicos, e em 2020 iniciou operação no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à fabricação de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).


Foto: Divulgação/Byd

Alzira Rodrigues
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