A alíquota de importação zero para os veículos importados começa a incomodar as montadoras brasileiras. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, abordou o assunto nesta terça-feira, 7, ao divulgar o balanço do setor em janeiro, que indica crescimento de 104% nas vendas de veículos 100% elétrico no comparativo de janeiro deste ano (753 unidades) com o mesmo mês de 2022 (368).

No caso dos modelos híbridos, que têm produção local por parte da Toyota e da Caoa Chery, o aumento foi de 71,1% no mesmo comparativo, com 3.748 e 2.190 emplacamentos, respectivamente. Na avaliação do presidente da Anfavea, é preciso estabelecer data para a vigência do benefício aos carros elétricos:

“Não estamos falando em acabar com a alíquota zero. O que a Anfavea defende é a produção local e para as montadoras investirem no País é preciso ter previsibilidade. Queremos criar condições para fabricar elétricos no País não queremos inundar o mercado brasileiro com produtos de países de custo muito mais baixo”.

Com base nesses argumentos, Leite defendeu a criação de regras que ajudem as montadoras a programarem os próximos investimentos, ou seja, a definição de prazo para alíquota zero acabar. Vale lembrar que o Imposto Importação para veículos com motores a combustão é de 35%.

LEIA MAIS

Anfavea mostra frustração com balanço de janeiro

Brasil exportou 33 mil veículos em janeiro

É viável ter um carro elétrico no Brasil?

Para o presidente da Anfavea, a isenção do imposto importação poderia até valer para modelos de baixíssimos volumes de venda, como os de luxo, que são indutores da tecnologia mas não competem com os empregos locais.


Foto: Divulgação/Anfavea

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!