Iniciada há cerca de dois anos, a crise global do fornecimento de componentes ainda não é página virada para os fabricantes de veículos, vorazes compradores de semicondutores. Tanto que a Volkswagen mais uma vez paralisará, por meio de férias coletivas, a produção em Taubaté, SP, por 10 dias.

De 27 de março a 5 de abril cerca de 2 mil funcionários permanecerão em casa, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Sindimetau. Já a Volkswagen reforça que, além da instabilidade no fornecimento, férias coletivas estão previstas no pacote de flexibilidade de acordo fechado com os trabalhadores da unidade no ano passado.

Em fevereiro, a montadora também interrompeu a produção em São Bernardo do Campo e  São Carlos, SP, São José dos Pinhais, PR. As unidades ficaram sem atividades por  período similar até 3 de março.

Taubaté, porém, é a base produtiva do Polo e do Polo Track, mais recente lançamento da marca alemã no Brasil e que ainda se encontra em ritmo d produção ascendente.

Na vizinha São José dos Campos é a General Motors quem decidiu interromper as atividades produtivas. Também a partir de 27 de março, mas até 13 abril, cerca de 80% dos 4 mil trabalhadores da empresa estarão em férias coletivas.

A justificativa, neste caso, são as quedas nas vendas de veículos.  Em São José dos Campos são fabricados apenas a picape S-10, o utilitário esportivo Trailblazer, motores e câmbios. Mas no mês passado, a montadora também  já interrompera as atividades em Gravataí, RS, onde são fabricados Onix e Onix Plus, modelos mais vendidos da  Chevrolet.

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Foto: Divulgação

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