Perto de 522 mil veículos novos e usados foram financiados em março, segundo levantamento da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Os dados, que incluem automóveis leves, motos e veículos pesados, representam crescimento de 29,8% na comparação com fevereiro e de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Contribuíram para esses índices, sobretudo, os negócios com motocicletas. Foi o único segmento que evoluiu acima da média do mercado, com variações positivas de 36,7% e 23%, respectivamente com relação ao mês anterior e aomesmo mêsdo ano anterior.

A evolução frente a fevereiro foi de 27,9% no caso dos automóveis e somente de 8,9% na comparação com o resultado de março de 2022. Já o financiamento de veículos pesados aumentou em 25,7% na comparação com fevereiro, mas recuou 0,5% ante os números de igual mês do ano passado.

No primeiro trimestre, as vendas financiadas de veículos somaram 1,3 milhão de unidades. O número representa alta de 7,3% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 93 mil unidades a mais.

“O segmento de motos permanece como destaque neste início de ano. No geral, o primeiro trimestre de 2023 apresentou resultados positivos na comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar da manutenção do nível atual da taxa básica de juros e uma preocupação com os indicadores de inadimplência”, analisa Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

LEIA MAIS

→ Mercado de motos tem melhor trimestre em 11 anos

→ Mercado de usados acompanha o de O km


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!