Diante de estimativa de 100 milhões de veículos em circulação na América do Sul, a Schaeffler reforça atendimento ao mercado de reposição orientado pela oferta de kits de reparação. Os conjuntos são destaques da empresa na Automec 2023, de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo.

Cada uma das marcas da companhia está na prateleira do distribuidor com um kit específico. O Repset, da LuK, traz em os componentes para manutenção de sistema de embreagem. Sob a marca INA, kits trazem as peças para os serviços de trocas de correias de distribuição. Por fim, a marca FAG oferece o set de rolamento de rodas.

Para Thiago Martins, gerente de produto e do P&D aftermarket automotivo da Schaeffler, os kits são uma estratégia consolidada, com participação nas vendas para o mercado de reposição de 60% a 70%. “Os kits garantem reparos em uma única vez. Evitam retrabalho. Frequentemente a troca de uma única peça do sistema, provocará necessidade de troca de outra em pouco tempo.”

Além dos produtos, a companhia aproveita a feira de negócios para potencializar capacitação técnica aos clientes da ponta. Por períodos, parte do estande se torna sala de aula com treinamentos administrados por especialistas da Schaeffler. Ao longo dos dias de Automec, a empresa tem programado ao menos 30 treinamentos.

No ano passado, a Schaeffler anotou faturamento global de € 16 bilhões, 18% deles originados do mercado de reposição. Para abastecer a América do Sul, tanto o after market quanto OEM, a empresa opera duas fábricas instaladas em Sorocaba (SP). A empresa prefere não divulgar o faturamento na região, diz apenas que a participação do aftermarket é bem maior do que aquela global.

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Foto: Schaeffler/Divulgação

Décio Costa
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