As vendas financiadas de veículos fecharam o mês passado com 422 mil unidades novas e usadas negociadas, volume que representou empate com o patamar de abril do ano passado, mas queda de 19,2% em relação a março, quando registrou 522 mil unidades compradas a prazo.

Segundo dados consolidados pela B3, embora o total de financiamentos em abril tenha recuado, a quantidade média de contratos por dia útil cresceu no confronto com o mês anterior, de 22,7 mil unidades diárias para 23,4 mil, volume que não era registrado desde novembro de 2021.

De acordo com avalição de Gustavo Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3, há um contraponto no desempenho do mês passado devido a um crescimento nos financiamentos ocorrido em março.

“Se considerarmos o resultado por dia útil de abril, no entanto, houve melhora em relação ao mês anterior. Um dos motivos para isso é que as vendas de veículos foram afetadas pelo grande número de feriados.”

Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves a crédito somaram no mês passado 299 mil unidades, volume que representou quedas de 19,4% na comparação com março (371 mil) e de 2,8% em relação a abril de 2002 (308 mil).

Em pesados, os financiamentos somaram em abril 19 mil veículos, volume 18,5% inferior ao registrado em março (23 mil) e 9% menor se confrontado com o apurado no mesmo mês do ano passado (21 mil).

Já as vendas financiadas de motocicletas em abril, de 103 mil unidades, representaram crescimento de 11,4% em relação há um ano (92 mil), mas queda de 18,6% se comparado com março (126 mil).

No acumulado do ano até abril, as vendas financiadas de veículos somaram 1,7 milhão de unidades, crescimento de 5,5% em relação ao ano de 2022, ou 93 mil unidades financiadas a mais no período.

LEIA MAIS

→Puxados por motos, financiamentos de veículos avançam 30% em março


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!