Aprodução de caminhão em maio até apresentou um ritmo mais animado em relação em abril ao anotar quase 8,4 mil unidades fabricadas, volume que representou alta de 15,7%.
O esforço, no entanto, ainda do desempenho que apresentava no ano passado. No confronto com maio de 2022, quando a indústria registrou 13,9 mil caminhões, a queda chegou a 39,8%.
Com desempenho parcial do mês passado, o acumulado do ano somou 40,1 mil caminhões, retração de 31,3% em relação aos 58,4 mil produzidos nos cinco primeiros meses de 2022.
Aumento dos preços de caminhões esfriou a demanda
“A produção ainda segue muito baixa, apesar do crescimento mensal em maio”, lamentou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotivo, na terça-feira, 6. “A introdução da fase 8 do Proconve em janeiro ainda afasta o transportador.”
Cabe lembrar que com adequação dos caminhões às normas do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, em vigor desde 1º de janeiro, promoveu aumentos entre 15% e 20% nos preços dos veículos.
Levantamento da Anfavea dimensiona o quanto a queda na demanda tem desafiado as linhas de produção. Em mercado de 44,6 mil caminhões emplacados de janeiro a maio, somente 7,6 mil foram produzidos em 2023, ou seja, 17% do volume entregue. “A participação dos Euro 6 já deveria ter superado os 35% das vendas”, avaliou Bonini.
Apenas 6,5% dos chassis vendidos foram produzidos em 2023
No segmento de ônibus, o cenário apresentado não é diferente. De abril para maio, a produção de chassi cresceu 19,6%, para 1,9 mil unidades. O volume anotado, no entanto, representou queda de 35,4% em relação a maio de 2022, quando saíram das linhas pouco mais de 3 mil unidades.
No ano, a produção chegou a perto de 7,6 mil unidades, em baixa de 26,6% na comparação com o acumulado de um ano atrás, quando produziu 10,3 mil chassi.
No segmento, apenas 621 unidades das 9,5 mil unidades negociadas nos cinco primeiros meses foram produzidas em 2023, o que representou participação dos Euro 6 de 6,5%.
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Foto: Volvo/Divulgação
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