Como resultado de contínua evolução, o complexo industrial da Renault, em São José dos Pinhais (PR), se apresenta como referência no processo de digitalização na rede de produção do grupo. No ano em que completa 25 anos desde que iniciou atividades produtivas no País, a unidade avança com ferramentas da Indústria 4.0 e, com elas, os suportes gerados pelo tráfego de informações dos ambientes virtuais.

Cada vez mais o complexo busca excelência e precisão nos processos que resultam no aprimoramento da qualidade e aumento da competitividade. Em jornada iniciada em 2016 com a identificação de necessidade e implantação de infraestrutura, a unidade chega hoje com um arsenal de 1 bilhão de dados coletados diariamente. Até aqui, boa parte dos processos já foram escaneados e, assim, a produção física também roda em tempo real no digital.

Os processos no ambiente virtual permitem conexão entre áreas e, a partir daí, apoio para uma gestão mais assertiva. Na fábrica de automóveis, por exemplo, os 243 postos de trabalho de montagem já estão conectados a times de gerenciamento. Caso ocorra eventual inconformidade no processo de produção, o sistema alerta as equipes. “O digital também possibilita antecipar problemas para respectivas soluções, bem como acelerar e sincronizar processos”, resume Fabiano Silva, gerente industrial para região Américas.

Outro exemplo facilitador e que ao mesmo tempo garante qualidade é o que se convencionou chamar na fábrica de sistema de visão. De maneira simplista, robôs com inteligência artificial e dotados de câmeras inspecionam o trem de força dos veículos antes do casamento com a carroceria. Toda a verificação é fotografada e, caso algum desvio, a inteligência alerta. As imagens ainda ficam armazenadas em nuvem para qualquer eventual análise futura.

“Caminhamos para o metaverso industrial, um processo de convergência em qualidade, além de proporcionar controle em tempo real”, aponta o gerente industrial. “Os próximos passos avançaram para áreas de logística, compras, embalagens e até as entregas dos carros.”

O avanço da digitalização da fábrica paranaense já mereceu reconhecimento do Fórum Econômico Mundial, a primeira da América Latina a receber o certificado que diz respeito ao tema Indústria 4.0.

A capacidade que o digital proporciona não justifica totalmente, mas contribui para atração de novos projetos. Será nesse ambiente bem perto do metaverso que, em breve, a unidade será a casa um SUV sobre nova plataforma, dentro de programa de investimento de R$ 2 bilhões.

LEIA MAIS

→Renault confirma ciclo de investimento de R$ 2 bilhões no Brasil

→Renault terá energia elétrica de origem fotovoltaica

→Grupo Renault vendeu 13% a mais em todo o mundo até junho


Foto: Renault\Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!