A New Holland Agriculture está lançando comercialmente o TL5 Acessível, primeiro trator agrícola destinado a operadores com deficiência motora nos membros inferiores. Produzido na fábrica de Curitiba, PR, foi desenvolvido a partir da linha TL5 nas versões de 80, 90 e 100 cv.

A marca da CNH Industrial apresentou o conceito do trator acessível em 2020, cerca de um ano depois do início do desenvolvimento em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá e o Senai da cidade de São Leopoldo, RS.

Voltado a pequenos, médios e grandes produtores, a máquina tem aplicações diversas, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.

“Ele permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina”, enfatiza Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O sistema de acesso desenvolvido pelas parceiras e que envolve plataforma de elevação controlada por joystick tem outra vantagem: pode ser adaptado em todos os produtos da linha TL5 produzidos a partir de 2019.

O TL5 Acessível pode ser adquirido por meio de linha de financiamento contemplada no Rota 2030 e que prevê que a maior parte do investimento é absorvida pelo governo como forma de apoiar e incentivar projetos de inovação. Também o próprio Banco CNH Industrial se propõe a oferecer condições mais atrativas.

A New Holland Agriculture lembra que a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 indica que 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade possuem algum tipo de deficiência, sendo 7,8 milhões com deficiência física nos membros inferiores e 2,9 milhões residentes em domicílios rurais.

LEIA MAIS

→ CNH Industrial reconhece os melhores fornecedores de 2022

→ CNH Industrial encaminha compra da Hemisphere


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!