Com grande peso do setor automotivo, os metalúrgicos do ABC paulista estão entre os mais bem pagos do País. Levantamento divulgado pelo sindicato da categoria revela que o 13º salário desses trabalhadores vai injetar R$ 433,5 milhões na economia da região.

O estudo leva em conta números estimados pela subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) na entidade e reúne dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Composta por 69 mil trabalhadores, com vínculo nas indústrias de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a categoria metalúrgica do ABC representa 5,5% do total dos trabalhadores que deverão receber algum abono de final de ano na região.

LEIA MAIS

Dezembro marcha para recorde em venda de veículos

VW cutuca GM e promete anunciar investimento em “breve”

Na média mensal, os metalúrgicos recebem R$ 6.276,03. Vale lembrar que em São Bernardo do Campo estão montadoras como a Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania, além de autopeças que abastecem fábricas em diferentes regiões do Brasil. E a General Motos tem fábrica em São Caetano do Sul.

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destaca a importância da preservação dos direitos dos trabalhadores para a retomada da economia, uma das bandeiras defendidas pelo Sindicato:

“Os números demonstram que o trabalhador com dinheiro no bolso potencializa a economia da região e a geração de empregos. A roda da economia volta a girar! É a confirmação também da importância da preservação dos direitos trabalhistas para a economia do País como um todo ”, afirmou o sindicalista.

Comparados ao total de trabalhadores formais da região, os metalúrgicos do ABC detêm 8,6% dos empregos, mas respondem por 15,3% do montante pago aos trabalhadores com carteira assinada.

Já em relação aos demais trabalhadores da indústria de transformação, a categoria é responsável por 45,9% do total de 13º salário pago neste setor.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!