A Stellantis revelou nova plataforma base para os futuros de lançamentos de veículos elétricos nos segmentos D e E. Chamada STLA Large, a segunda de quatro plataformas, será inaugurada inicialmente em projetos das marcas Dodge e Jeep para o mercado norte-americano e, em seguida, chegará em modelos da Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. A fabricante fala em oito lançamentos entre 2024 e 2026.

Segundo a Stellantis, a STLA Large foi desenvolvida para oferecer flexibilidade para conceber ampla diversidade de veículos, de automóveis a SUVs 4×4, bem como incorporar diversos recursos. A proposta é oferecer alto desempenho e eficiências aliados a processos de manufatura com custos reduzidos que permitem ser duplicados em diversas fábricas.

LEIA MAIS

→Stellantis aposta em baterias de íons de sódio

→Na fábrica de Goiana, os primeiros carros eletrificados da Stellantis

→Stellantis investe US$ 100 milhões em produção lítio

“Nossas metas para nossas plataformas STLA são ambiciosas”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que é flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, superando qualquer um de nossos produtos atuais. A flexibilidade e agilidade desta plataforma é a sua marca registada e será uma força motriz para o nosso sucesso na América do Norte.”

A STLA Large nasce com opções de arquiteturas elétricas de 400 e 800 volts. Motor, inversor e redutor de marcha formam um conjunto do tipo três em um, o que permite configurações em tração dianteira, traseira e integral. Inicialmente a plataforma oferecerá opções de baterias entre 85 e 118 kWh. A Stellantis adianta proporcionar autonomia de 800 km para sedãs.


Foto: Stellantis/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!