Apesar do fraco desempenho das exportações brasileiras de veículos, nem todas as montadoras estão lamentando o fluxo de negócios registrado com o exterior em 2023. A Toyota, por exemplo, comemora seu segundo melhor resultado da história desde 1971, quando começou a negociar seus utilitários fora do País.

Em 2023, a montadora embarcou 82,4 mil veículos para 22 países da América Latina e Caribe, respondendo por cerca de 22% da frota total exportada pelo Brasil. O recorde da empresa foi estabelecido em 2022, quando 95,4 mil foram embarcados.

Com 31,7 mil unidades, o Corolla Cross respondeu por mais de um terço do total das exportações da marca, que, na prática, de cada dez veículos brasileiros vendidos no exterior no ano passado, ostentava seu  “T” estilizado na grade dianteira de dois deles.

Com essa participação, a marca manteve-se mais uma vez como a montadora líder em exportação a partir do Brasil, posição que durante décadas foi ocupada pela Fiat e também pela Volkswagen em muitos anos.

Ainda neste primeiro trimestre, a operação brasileira da Toyota alcançará a simbólica marco de 700 mil veículos exportados desde quecomeçou a enviar para fora seus utilitários Bandeirantes fabricados em São Bernardo do Campo, SP, conforme números registrados pela Anfavea.

Até o encerramento de 2023, somou 695,6 mil veículos. A quase totalidade, a partir de 1999, depois da inauguração da planta de Indaiatuba, SP, de onde saiu o primeiro Corolla. Até então, em quase três décadas, apenas 1,1 mil Bandeirantes haviam seguido para outros mercado.

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Já nos primeiros dez anos de atividade da nova planta, as exportações saltaram para 90,8 mil veículos. Com a definição da empresa de tornar o Brasil hub exportador para a América Latina e a abertura da segunda fábrica de automóveis em Sorocaba, em 2012, base inicial dos compactos Etios e Etios Sedan — e posterioramente do Corolla Cross —, as exportações passaram a ter peso muito mais relevante na operação.

Tanto que na década de 2009 a 2018, somaram 309 mil veículos e o ritmo dobrou nos últimos cinco anos. De 2019 a 2023, período em que a produção da Toyota no Brasil chegou a 912,6 mil veículos, com o recorde 223 mil unidades em 2022, seguiram para outros países 295,7 mil, 32% do total. No ano passado, esse índice foi ainda maior, próximo dos 40%.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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