A Stellantis decidiu que a partir do final de 2026 produzirá módulos de propulsão elétrica (EDMs) em sua fábrica de Szentgotthard, na Hungria. O investimento de 103 milhões de euros contempla incentivos e contribuições do governo húngaro.

O projeto faz parte de ações mundiais que estão sendo engatilhadas para tornar o futuro da empresa cada vez mais eletrificado.

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s unidades de Tremery-Metz, na França, e Kokomo, nos Estados Unidos, também estão sendo aproveitadas para produzir EDMs e a de Mirafiori, na Itália, está em processo este ano de aumento da produção de transmissões eletrificadas de dupla embreagem (eDCTs) de nova geração para veículos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis.

“Levar a produção de módulos de propulsão elétrica para Szentgotthard para reforçar a nossa transformação rumo à eletrificação é outra parte importante do nosso objetivo de fornecer aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível”, disse Arnaud Deboeuf, chefe de Manufatura da Stellantis.

Na avaliação do executivo, as pessoas da fábrica húngara devem se orgulhar de que o seu trabalho será parte integrante do nosso futuro eletrificado e um elemento central para fornecer veículos eletrificados líderes de mercado e focados no cliente das nossas icônicas marcas.”

O ministro Péter Szijjártó, da Húngia, comentu, por sua vez, que este investimento significa que a país terá um papel mais forte na colaboração com a indústria automotiva na sua transição para a eletrificação, protegendo empregos e garantindo o futuro da unidade de Szentgotthárd’.

Os EDMs a serem produzidos lá – em áreas já existentes na fábrica – serão usados em veículos de uma futura plataforma STLA focada em veículo 100% elétrico.

Os investimentos envolvem usinagem de determinados componentes fundamentais, a montagem final e os testes de EDMs 3 em 1 que combinam motor elétrico, conjunto de redutores e inversor em uma unidade.

Atualmente, o completo de Szentgotthard produz motores de combustão interna turboalimentados de três cilindros de 1,2 litro e quatro cilindros de 1,6 litro usados em vários veículos da marca Stellantis.

“Os colaboradores da Stellantis passarão por treinamento de qualificação para atender aos requisitos de usinagem e montagem da produção de EDM”, informa comunidado divulgado pela companhia na segunda-feira, 12.

No total, a  Stellantis está investindo 50 bilhões de euros em eletrificação  ao longo de uma década para cumprir as metas do Dare Forward 2030 de atingir um mix de vendas de 100% de veículos elétricos à bateria para automóveis (BEV) na Europa e 50% para mix de vendas de carros e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.


Foto: Divulgação/Stellantis

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