Nem bem criou asas como empresa independente mundial, ainda que integrante do Grupo Renault, a Horse já começa a dar seus voos solos na América do Sul. A fabricante de motores e transmissões acaba de ser selecionada para fornecer para a startup chilena de ônibus elétricos e de baixa emissão Reborn Electric Motors.

A notícia é relevante também pelo fato de o contrato estabelecer a fábrica de Curitiba, PR, como a base para a produção de uma alternativa tecnológica que poderá ser aplicada futuramente, muito em breve, em veículos no Brasil.

Vale lembrar: desde primeiro de julho de 2023 a Horse assumiu as instalações, estrutura técnica e a produção de motores da Renault no complexo Ayrton Senna, a exemplo do que ocorreu em todo o mundo.

Como empresa global, desde então é a ela que a Renault e suas parceiras globais Nissan e Mitsubishi recorrem para desenvolver e fabricar seus motores e transmissões, sejam a combustão ou eletrificados.

Curitiba, na verdade, é apenas uma das oito fábricas da Horse espalhadas também pela Argentina, Chile, Espanha, Portugal, Romênia e Turquia. Juntas, elas têm capacidade instalada para fabricar 3,2 milhões de motores por ano.

No Brasil, onde encaminha ciclo de investimento de R$ 100 milhões, a Horse já fabrica o 1.3 turbo flex disponível nos Renault Duster e Oroch, e o recém-lançado 1.0 turbo flex de 3 cilindros que chegou no Kardian, mais recente automóvel nacional da montadora francesa.

LEIA MAIS

→ Carros Renault têm agora motores Horse

A oferta de um 1.0 flex híbrido a partir de 2025 foi antecipada por Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, em julho do ano passado, quase que simultaneamente à criação da Horse. Portanto, pode-se dizer que a cliente chilena passará a receber, para aplicação em ônibus de 24 lugares, uma variação dele.

A Horse informa que enviará para a Reborn um 1.0 turbo a gasolina de 3 cilindros, mas dotado da tecnologia Range Extender, que utiliza a energia do motor a combustão para carregar a bateria que alimenta o motor elétrico responsável pelo acionamento das rodas. A potência máxima é de 86 kW a 5.000 e o torque máximo, de 200 Nm @1.750 rpm.

A Reborn é uma startup especializada em veículos dedicados ao transporte público de baixa emissão. Já produziu mais de uma centena de ônibus elétricos pequenos e urbanos e também desenvolve alternativas a hidrogênio.

Fundada por engenheiros formados em universidades chilenas, tem centro pesquisa e fábrica na cidade de Rancagua, a 90 quilômetros da capital Santiago, e também converte ônibus a diesel para elétricos.


 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!