A Scania iniciou processo de eletrificação de caminhões ao lançar comercialmente para o mercado transportador europeu na terça-feira, 16, sua primeira gama de veículos baseada em acionamento elétrico. No pacote apresentado, inicialmente para atender aplicações urbanas, incluem versões 100% elétrica e híbrida plug-in.

Para ambas as opões, os caminhões são oferecidos com as cabines das séries L ou P. No caso do modelo totalmente elétrico, o transportador pode optar entre um conjunto de cinco ou nove baterias, o que proporciona capacidades de 165 ou 300 kWh, respectivamente, para suprir um motor elétrico de 230 kW, o que equivalente a 310 cv.  O alcance pode chegar até 250 km com uma única carga.

Em sistema de carregamento rápido, de corrente contínua, o elétrico da Scania com cinco baterias leva 55 minutos para estar pronto para uma nova operação, enquanto a versão com nove precisa de 100 minutos.

A versão híbrida plug-in traz três baterias com capacidade instalada de 90 kWh para motor elétrico de 115 kW. Como preserva o motor térmico, no caso de 280 a 360 cv, a fabricante sugere ser a ferramenta mais adequada para operações mistas, nos quais incluem trechos rodoviários. A autonomia do caminhão se movido apenas a bateria é por volta de 60 km, porém, em apenas 35 minutos na tomada recupera até 80% da capacidade.

De acordo com a fabricante, as novas opções do portfólio da marca e apenas o início de um processo no compromisso de tornar o ecossistema do transporte mais sustentável. “Lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos, para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris”, resume em nota o presidente e CEO global da Scania, Henrik Henriksson. “Em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância, adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios dos motoristas”,

Conforme ressalta a Scania, a eletrificação de veículos comerciais pesados é fundamental para alcançar meta do Acordo de Paris em limitar o aquecimento global. A tecnologia elétrica é mais uma aliada, junto aos desenvolvimentos baseados em combustíveis alternativos, na estratégia global da marca de sustentabilidade. No Brasil, a empresa começou a pavimentar a alternativa pelo gás.

LEIA MAIS

PepsiCo adquire 18 caminhões Scania a gás

Scania amplia parceiras para o uso do gás no transporte


Foto: Scania/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!