Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Agora é oficial: a e.GO Moove GmbH, recém-fundada joint venture da  ZF com a e.GO Mobile, começará a produzir o e.GO Mover em 2019. O veículo de passageiros integra o que as empresas chamam de plataforma logística totalmente digital, incluindo hardware, software e serviços.

A produção do coletivo será inicialmente em Aachen, Alemanha, onde também está a sede da joint venture, que, em princípio, se propõe a desenvolver e “fabricar veículos de transporte urbano de pessoas e cargas no futuro”.

Sem explicitarem quantos milhares, em nota oficial as empresas asseguram que já no começo de operação terão condições de atingir “produção anual de cinco dígitos”. No entanto, a expectativa da ZF é de que a demanda por veículos do gênero gire em torno de 1 milhão de unidades em até sete anos.

Wolf-Henning Scheider, da ZF, à direita, e Günther Schuh, da e.GO Mobile, anunciam o início de produção

A ZF fornece para o e.GO Mover diversas tecnologias, dentre elas sistemas de acionamento elétrico, de direção e freios, computador central ProAI, de inteligência artificial, e sensores que permitem funções de condução automatizada. Ou seja, o novo veículo será autônomo e, como elétrico, não emitirá poluentes.

LEIA MAIS

→ZF engata várias marchas na América do Sul

→Wilson Bricio assume todas as operações do Grupo ZF no Brasil

→ZF e Chery juntas pela direção autônoma

“Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns em empresas, armazéns logísticos, portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”, afirma Wolf-Henning Scheider,  CEO da ZF.

O conglomerado alemão concentra suas atividades em quatro segmentos: condução automatizada, acionamentos elétricos, sistemas integrados de segurança e controle de movimento veicular. Várias das tecnologias que desenvolve para eles estarão expostas no IAA 2018 , em Hannover,  Alemanha, em setembro.


Fotos: Divulgação/ZF

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!