Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br7

Não tem para ninguém no mundo automotivo: a Toyota segue impávida  como a marca  de veículos mais valiosa em todo o mundo,  aponta o estudo  da empresa de pesquisa de mercado Kantar Millward Brown.

É a sexta vez consecutiva que a marca japonesa figura em primeiro lugar no levantamento anual. Seu valor chega agora a US$ 30 bilhões, crescimento de 5% sobre o último estudo.

As razões para a valorização seriam a demanda crescente pelos utilitários esportivos  na Europa e nos Estados Unidos e à consistência da própria montadora.

 

Das treze edições do estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, a Toyota esteve no primeiro lugar do segmento em onze delas. Somente em 2010 e 2012 caiu para o segundo posto.

Atrás da Toyota aparece agora a Mercedes-Benz, que, com valor estimado de US $ 25,7 bilhões, 9% de crescimento, ultrapassou sua conterrânea BMW (US$ 25,6 bilhões), a terceira  mais cara.

Esta é a primeira vez que a marca alemã com sede Stuttgart sobe ao segundo lugar. Muito em função de seu desempenho na China, Brasil e Rússia, e do sucesso da nova classe E, segundo análise de Peter Walshe, diretor do estudo, ao site norte-americano Automotive News,

Anúncio

Chama a atenção no ranking de 2018 o forte crescimento da Tesla. Apesar de toda a desconfiança e informações sobre problemas financeiros da empresa de Elon Musk, a marca se valorizou 60%, chegou a US$ 9,4 bilhões e à  oitava posição. Já está bem próxima da tradicional Audi, cujo valor é estimado em US$ 9,6 bilhões, 3% mais do que no ano passado.

Leia mais

→Toyota quer vender 5,5 milhões de veículos eletrificados até 2030

→Grupo Volkswagen bate recorde de vendas

O ranking de 2018 trouxe ainda de volta uma tradicional marca ausente das top 10 nos dois últimos anos: a Volkswagen, cuja imagem padeceu tanto quanto suas finanças após o escândalo do Dieselgate.

Segundo o estudo, a marca alemã valorizou quase 18% no último ano e hoje custa próximo de US$ 6 bilhões, logo atrás da Maruti Suzuki (U$$ 6,4 bilhões).

Mesmo com essa ascensão, porém, a Volkswagen ainda está bem distante da  melhor cotação que já deteve. Em 2015,  seu valor estimado era de US$9,3 bilhões.

Só cinco — No ranking geral das 100 marcas mais valiosas do mundo, apenas cinco são de veículos: Toyota (36ª), Mercedes-Benz (45ª), BMW (47ª), Ford (96ª) e Honda (97ª).

A liderança disparada é do Google. A marca da empresa de tecnologia é avaliada em  US$ 302,1 bilhões. Ou seja:  são necessárias dez Toyota para comprar uma Google!

 

MARCAS MAIS VALIOSAS

(US$ bi)
Toyota29.99
Mercedes-Benz25.68
BMW25.62
Ford12.75
Honda12.70
Nissan11.43
Audi9.63
Tesla9.42
Maruti Suzuki6.38

Volkswagen5.99
Fonte: Kantar Millward Brown

Foto: Divulgação