Em mais um exemplo baseado em releituras, depois de apresentar o ID Buzz e Buzz Cargo, com claras referências à Kombi, a Volkswagen resgata o passado ao revelar conceito elétrico do buggy. O modelo será uma das atrações da marca no Salão de Genebra, na Suíça, aberto ao público a partir de 7 março. Com ele, a fabricante espera demonstrar a flexibilidade proporcionada pela plataforma MEB, desenvolvida para sustentar seus projetos de veículos elétricos.

É inegável o sucesso feito pelos buggies nos anos 60 e 70 tanto no Brasil quanto em outros mercados internacionais. Com carrocerias feitas de fibra de vidro, o modelo ganhava vida a partir de mecânica VW e, frequentemente, sobre o chassi do Fusca. Por aqui, ainda hoje está presente em boa parte do litoral do Nordeste como veículo de lazer para passeios turísticos.

No caso do ID Buggy da VW, a inspiração foi os modelos construídos na Califórnia, na verdade, não muito diferente em conceito e mecânica dos que foram produzidos no Brasil, de maneira artesanal. De acordo com a imagem divulgada, o conceito que a marca levará para Genebra também não foge muito de como era no passado, fiel ao estilo original, sem capota ou portas, além de pneus do tipo off-road.

LEIA MAIS

→Grupo Volkswagen quer 10 milhões de elétricos sobre a plataforma MEB

→A invasão elétrica do Grupo Volkswagen

→VW produzirá modelos elétricos nos EUA

“Um buggy é mais que um carro. É vibração e energia sobre quatro rodas. Esses atributos são incorporados pelo novo ID Buggy, que demonstra como uma interpretação moderna de um clássico pode criar, mais do que qualquer outra coisa, um vínculo emocional com mobilidade elétrica”, resume Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.

A exemplo da plataforma do Fusca, que no passado foi a base para diversas adequações, caso do próprio buggy e do Baja, a montadora reforça com o conceito a versatilidade da MEB, com potencial para desenvolver tanto veículos de nicho quanto de larga produção em série.


Foto: VW/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!