Com dois dias úteis a menos, fevereiro teve desempenho 3,8% abaixo do registrado em janeiro no mercado de veículos usados, mas no comparativo com o mesmo mês de 2018 verificou-se evolução de 13,5%. Foram comercializadas 1.119.477 unidades, ante às 986,3 mil de fevereiro do ano passado.

No acumulado do ano, as vendas atingiram 2,28 milhões unidades, contra cerca de 2,13 milhões nos primeiros dois meses de 2018. Os dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pela Fenauto, entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, mostram uma retomada desse mercado, que no ano passado ficou praticamente estável em relação ao ano anterior.

O segmento de seminovos, aqueles com até três anos de uso, continua apresentando resultado inferior ao da média do mercado. No acumulado do bimestre foram comercializadas 377.308 dessas unidades, 8,7% a menos do que as 413.360 de idêntico período de 2018. Mas o bom movimento nos demais segmentos tem garantido a expansão dos negócios como um todo.

LEIA MAIS

Venda de seminovos cai 14,6% em janeiro

Venda de seminovos despenca, enquanto a dos demais usados cresce

“Diante dos resultados obtidos neste início de ano continuamos mantendo um otimismo moderado para o comportamento do mercado de usados, com uma atenção especial ao nível de confiança do consumidor”, comentou  Ilídio dos Santos, presidente da entidade.

Ele destacou as vendas na região Nordeste, que anotaram alta de 18,3%, um resultado expressivamente acima da média nacional no acumulado do ano. “Essa boa performance do Nordeste parece revelar uma tendência positiva interessante que também devemos acompanhar de perto”, ressaltou Santos.

Na região Sudesteas transações com usados cresceram 6,4% no bimestre e na Centro-Oeste, 9,6%. A região com pior desempenho foi a Sul, com alta de apenas 1,6%, enquanto no Norte houve expansão de 5,7%.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!