A General Motors anunciou nesta segunda-feira, 20, nos Estados Unidos, o lançamento de uma nova arquitetura eletrônica veicular que será a base de uma nova geração de veículos elétricos e de sistemas ainda mais avançados de condução autônoma, de conectividade e de segurança ativa.

Desenvolvida por um time global de especialistas da empresa em seus diversos centros de desenvolvimento pelo mundo, a nova plataforma estreia no Cadillac CT5, que chegará às concessionárias da marca no final deste ano, e equipará globalmente a maior parte dos veículos da companhia até 2023.

Segundo o presidente mundial da GM, Mark Reuss, o desenvolvimento do projeto leva em conta os pilares fundamentais para a visão de futuro da montadora, de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.

“A eletrônica tem cada vez mais relevância em nossos veículos”, diz Mark Reuss. “Nosso novo conceito de arquitetura digital veicular vai dar suporte às inovações futuras em uma ampla gama de avanços, incluindo a democratização dos veículos elétricos e autônomos.”

Com capacidade de atualização remota de sistemas e suas funcionalidades por toda a vida útil do veículo, similar ao que já acontece com smartphones, a nova tecnologia é composta por um sistema eletrônico inteligente capaz de processar até 4,5 terabytes de dados por hora – cinco vezes mais do que a arquitetura corrente.

Além disso, segundo a montadora, a nova arquitetura proporciona mais rápida comunicação entre os sistemas do próprio veículo e entre fontes externas graças às conexões de internet de 100Mbs, 1Gpbs e 10Gbps.]

LEIA MAIS

GM confirma R$ 10 bilhões nas duas fábricas paulistas

Novo sedã da GM terá motor turbo

Outro pilar importante da tecnologia apresentada pela GM é a questão da segurança cibernética. O DNA do sistema inclui recursos adicionais de proteção tanto para hardware como para software que refletem a importância que a empresa dá a este tema.

A GM é membro do Auto-ISAC, Centro de Compartilhamento e Análises de Informações Automotivas, uma comunidade que envolve representantes do setor público e privado que compartilham experiências e avanços em segurança cibernética.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!