AMercedes-Benz passou a oferecer transmissão manual Ecomid da ZF para os semipesados Atego 2430 e 3030, como opção ao câmbio ao câmbio automatizado de série. A caixa é produzida em todo o mundo pela sistemista e já consolidada nos mercados, inclusive no Brasil.

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Aqui, a ZF abastece a fabricante de São Bernardo do Campo (SP) a partir da unidade de Sorocaba (SP), onde é produzida. “Para atender as operações a que serão destinadas, a Ecomid demonstrou ser a mais indicada”, destaca Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais a ZF América do Sul. “A Ecomid oferece vantagens relacionadas ao conforto do motorista e, principalmente, à economia de combustível e resistência.”

Segundo Furtado, por ser concebida com sistema de engate servo assistido, além de solução pneumática, a Ecomid proporciona redução no esforço de trocas de marcha por volta de 30%. “O fato de ter menor peso, possuir nove marchas e ter uma relação direta entre elas, permite ainda que o motorista trabalhe sempre na faixa econômica de rotação, reduzindo o consumo de combustível”, revela.

A versão atual da Ecomid de nove marchas foi projetada para caminhões pesados e de médio porte, com capacidade de torque de até 1.300 Nm (132,5 kgfm) em aplicações para 36 toneladas de peso bruto total combinado. A ZFG já contabiliza mais de 870 mil unidades desta caixa de transmissão produzidas no mundo.

Além do Brasil, a ZF produz as transmissões Ecomid em Bouthéon, na França, para atender ao mercado europeu, em Pune, na Índia, e em Naberezhnye Chelny, na Rússia.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

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