Antes de embarcar para o Japão no domingo, 15, o governador de São Paulo, João Doria, revelou que estará em Nogaya na próxima quinta-feira, 19, quando visitará a Toyota para participar do anúncio de novo investimento da montadora em uma das suas fábricas paulistas.

Além de comentar sobre a missão ao Japão em coletiva realizada na sexta-feira, 13, João Doria publicou no mesmo dia um vídeo no Instagram revelando aporte da Toyota em um novo produto, “com o comprometimento de novos empregos em uma de suas unidades aqui no estado de São Paulo”.

A expectativa é de que o novo carro a ser produzido por aqui seja um SUV compacto, o primeiro do segmento com fabricação local, que chegaria ao mercado no início de 2021. Provavelmente seria fabricado em Sorocaba, onde a empresa produz os seus modelos de entrada no País, o hatch Etios e o sedã Yaris.

O governador não revelou maiores detalhes sobre o anúncio, assim como a Toyota ainda não confirmou novos investimentos no Estado. No dia 21 de agosto, a secretária de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, comentou na abertura do 27º Simea sobre visitas do governador à Alemanha e ao Japão, ocasião em que seriam anunciados investimentos por parte de montadoras lá instaladas.

LEIA MAIS

Duas montadoras vão anunciar novos investimentos em SP

Volkswagen confirma CUV na Anchieta, mas não novo investimento

Durante o lançamento do Corolla no início do mês, o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang, admitiu que “a categoria de SUV é sem dúvida muito importante e estamos sempre avaliando ações nessa área”. Mas nada adiantou sobre produção local, lembrando apenas que a empresa está importado o RAV4 híbrido.

LEIA MAIS

Com a nova geração, Corolla será exportado para mais quatro países

Toyota lança serviço de aluguel de carros no País

Atualmente em 6° lugar no ranking nacional de marcas, com 140,4 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a agosto e 8,2% de participação, segundo números da Fenabrave, a Toyota tem quatro unidades em São Paulo: Indaiatuba, onde produz o Corolla, Sorocaba (Etios e Yaris), Porto Feliz (motores) e São Bernardo do Campo, que sedia a sua administração no País.

Na coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 13, João Doria falou sobre a agenda da visita de quatro dias ao Japão, que visa atrair novos investimentos de empresas daquele país aqui no Estado. De 17 a 20 de setembro, o governador participa de atividades em Tóquio e Nagoya.

“É uma missão específica de atração de novos investimentos e geração de empregos. O principal encontro será com a Toyota, que tem duas fábricas no Estado, no qual vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, disse Doria na ocasião.

Um dos integrantes da comitiva que visita o Japão, o presidente da InvestSP, Wilson Mello, diz haver muito interesse dos investidores, dos bancos e dos empresários japoneses de conhecer melhor o programa de desestatização do governo do Estado de São Paulo.


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!