Maior encarroçadora de ônibus do Brasil e uma das maiores do mundo, a Marcopolo não pretende ceder seu lugar de destaque no segmento de transporte e acaba de dar importante para nesse sentido.

Aos 70 anos e com faturamento da ordem de R$ 4,2 bilhões no ano passado , o conglomerado com sede em Caixas do Sul (RS) criou a Marcopolo Next, divisão de inovação que será dedicada exclusivamente a “pensar” a mobilidade do futuro.

Caberá ao novo braço da encarroçadora estudar, conceber, desenvolver e fornecer  serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. A Next também trabalhará na gestão da inovação do grupo todo e seus desdobramentos na cultura organizacional.

A divisão nasce dentro do conceito de company builder adotado pela Marcopolo e que consiste emconstruir startups e lançar novos negócios. “A criação da Marcopolo Next está intimamente ligada ao nosso propósito de melhorar a qualidade de vida ”, define James Eduardo Bellini, CEO da Marcopolo S/A.

“A mobilidade é um fator crítico que afeta tanto a nossa qualidade de vida quanto as atividades econômicas e sociais. Queremos atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos”, acrescenta Petras Amaral, chefe de Inovação da Marcopolo S/A e responsável pela Marcopolo Next. “Desta forma, também estaremos contribuindo para a estruturação das cidades inteligentes.”

A empresa assegura que lguns projetos já estão em andamento e que a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da Marcopolo Next incluirão a estruturação do portfólio, as estruturas físicas e a implantação de metodologias ágeis a serviço da mobilidade.

A Marcopolo está presente nos cinco continentes e seus veículos rodam em mais de uma centena de países.  Assim,  afirma a empresa, a Next também “terá foco global e deverá lançar um olhar para novos modais e negócios além do core business”. Mas muitos sistemas poderão estar nos próprios ônibus da empresa, como serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento.

LEIA MAIS

→ Marcopolo conclui obras de ampliação da fábrica de São Mateus

→ Marcopolo e Scania: ônibus movido a GNV para a Argentina.

Para isso, a Next terá equipes dedicadas e multidisciplinares, além de contar com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos, que ficarão concentradas em São Paulo, Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul. Estão previstos ainda  postos avançados no exterior, localizados nos principais ecossistemas de inovação.

Para acelerar as soluções desenvolvidas pela Marcopolo Next, a empresa criou também a Marcopolo Ventures e Capital, que destinará recursos à nova divisão e também investirá em startups e negócios aderentes à estratégia de transformação do grupo.


Foto:Divulgação/Marcopolo

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!