Com operação a plena capacidade em sua fábrica de Camaçari, BA, a Continental Pneus colhe bons resultados em suas operações locais este ano. As vendas para o mercado de reposição de pneus de caminhões registram alta de 18% no ano e as realizadas junto às montadoras de veículos pesados acompanham a expansão na produção do setor, que chega a 42% no acumulado do ano.

De acordo com o vice-presidente da Continental Pneus Mercosul, Renato Sarzano,  grande parte da produção da fábrica baiana, incluindo pneus para o segmento de pesados e também de leves, em um total de 800 mil unidades/ano, destina-se atualmente para o mercado interno.

“Mundialmente a Continental tem uma política de sempre procurar a operar a plena carga. Quando o mercado interno vai bem ele é priorizado e as exportações são reduzidas, valendo a mesma estratégia em situação inversa. Hoje estamos exportando para Argentina, Paraguai e Uruguai mas em volume pequeno”.

Os negócios da empresa internamente avançam em índices acima da média do mercado. Segundo dados da Anip, no acumulado de janeiro a setembro as vendas de pneus no segmento de pesados cresceram 5,1% na reposição e 31,2% nas transações com as montadoras. Já o mercado como um todo, incluindo pneus para veículos leves, registra queda de 0,5%, com a reposição recuando 2,8% e os negócios OEM crescendo 6%.

Fenatran – No caso da Continental, 70% das suas vendas destinam-se ao aftermarket e 30% para as montadoras, conforme revelou Sarzano em entrevista ao AutoIndústria durante a Fenatran, onde a empresa realiza test drive com o pneu Conti HAC 3, que oferece alto rendimento quilométrico em terrenos de média e alta severidade graças ao composto utilizado em sua fabricação e ao desenho especial com três sulcos de sua banda de rodagem.

Também na feira do São Paulo Expo, na capital paulista, que estende-se até sexta-feira, 18, a Continental apresenta suas soluções de monitoramento digital, entre as quais pneus inteligentes equipados com sensores e o Conti Yard Reader.

LEIA MAIS

Pneu da Continental calibra a pressão automaticamente

Continental promove test drive do pneu Conti HAC 3 na Fenatran

Continental leva para a Fenatran pneus conectados

“Instalados na parte interna do pneu, os sensores facilitam a medição de pressão e tornam as ações corretivas mais ágeis e precisas”, comenta o vice-presidente da Continental. “Com a pressão correta, os pneus têm sua vida útil prolongada, o consumo de combustível é reduzido, assim como as emissões de CO₂ na atmosfera”.

Sarzano está bem otimista com os frutos que devem ser colhidos na Fenatran. “É uma feira de negócios que sempre abre as portas para novas oportunidades. O pneu com sensor é de extrema importância para os transportadores, por ter caráter preventivo. Um caminhão ou um ônibus parado na estrada é prejuízo na certa. Por isso acreditamos que será grande o interesse pelo produto tanto por parte das montadoras como dos implementadores”.

Com relação ao mercado de pesados, incluindo caminhões e ônibus, o executivo acredita que haverá continuidade do crescimento das vendas em 2020. “Ante as 150 mil unidades que deverão ser comercializadas este ano nos dois segmento, apostamos em algo na faixa de 154 mil a 158 mil para o próximo ano”.


Fotos: Divulgação/Continental Pneus

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!