Inaugurada em 2010, a linha de produção na fábrica da Nordex em Montevidéu, Uruguai, atingiu este mês a produção de 28 mil unidades do Kia Bongo K2500, que a partir desse marco conquistou o título de veículo com maior volume produzido na história da indústria automobilística daquele país.

A linha industrial da Nordex conta com cerca de 200 funcionários dedicados exclusivamente á montagem do Bongo, dos quais 160 envolvidos diretamente na produção e outros 40 em logística, qualidade e processos. Tem capacidade para fabricar 21 unidades por dia, ou cerca de 440 unidades por mês.

O Kia Bongo recebe motor e carroceria da Coreia do Sul, em regime de CKD. As demais partes e componentes são provenientes do Brasil e Argentina, com fornecimento também por parte de autopeças do Uruguai. O índice de nacionalização do Mercosul passa dos 50%. São 12 estações de trabalho na final de produção do caminhão da Kia, incluindo cabine de pintura e área de solda da cabine.

LEIA MAIS

Kia reforça produção do Bongo no Uruguai

Além do híbrido Niro, Kia também terá SUV compacto em 2020

Kia quer ampliar vendas do Cerato em mais de 50%

O Kia Bongo é ideal para uso nos grandes centros urbanos do País, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes. Pode ser um VUC (Veículo Urbano de Carga), pode ser conduzido por quem tem a CNH categoria B, a mesma dos veículos de passeio.

Na linha 2020, o Bongo traz motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler com potência de 130,5 cv a 3.800 rpm, transmissão manual de seis velocidades e rodas aro 15’’. Em versão única, a K.782 (4×2 cabine simples + DH + rodeiro simples, sem carroçaria), o caminhão da Kia tem preço sugerido no Brasil de R$ 81.990. Sua capacidade de carga é de 1.812 kg.


Foto: Divulgação/Kia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!