AGeneral Motors marcou para a próxima segunda-feira, 18, o início do atendimento aos proprietários do Chevrolet Onix Plus 2020 envolvidos em recall anunciado anteriormente por causa do risco de incêndio. O problema veio à tona após o relato de dois episódios de incêndio com o modelo, um dos quais teve vídeo divulgado nas redes sociais.

Para resolver o problema, é preciso ser feita a atualização da calibração do módulo de controle do motor. O serviço será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para sua execução é de até 90 minutos. Segundo informou a montadora, a nova calibração do software do motor está disponível para a rede de concessionárias a partir desta segunda-feira, 11, data que também marca o início da atualização dos modelos produzidos na fábrica de Gravataí.

LEIA MAIS

GM convoca recall do novo Onix Plus após incêndios

GM amplia produção em Joinville para 410 mil motores/ano

A empresa chegou a suspender e venda do Onix Plus na semana passada. “Ao todo 19 mil unidades foram produzidas no período de 29 de abril a 6 de novembro deste ano, das quais cerca de 16 mil já estavam com a GM e suas concessionárias para a atualização da calibração do software do motor”, revelou a montadora.

Segundo comunicado divulgado pela General Motors, o serviço é necessário pois, em determinados casos, um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão.

“Esta condição pode levar a quebra do bloco do motor e, caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio, com risco de lesões físicas graves e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros”, informa a montadora.

Na semana passada a fabricante iniciou, também em Gravataí, a produção da versão hatch da nova geração do Onix. De acordo com a GM, o cronograma de lançamento desse modelo está mentido, ou seja, o hatch deverá chegar à rede de concessionárias ainda este mês, já com a devida calibração do módulo de controle do motor.

Segundo circulou na semana passada, o recall abrange pelo menos 7 mil unidades do Onix Plus. Os proprietários dos veículos envolvidos já podem entrar em contato com uma concessionária da marca para agendar o serviço. Os números de chassi vão do LG100091 a LG139164. A empresa oferece o telefone 0800-702-4200 e o site www.chevrolet.com.br/localizar-concessionaria para o proprietário encontrar a revenda de sua preferência.

O Procon chegou a notifica a GM na última sexta-feira, 8, para que informasse sobre a descrição do defeito e potenciais riscos que oferece aos consumidores, assim como sobre a existência de registros de acidente, com a respectiva informação da data e local, das vítimas, dos danos, das providências tomadas e se há processo judicial decorrente do ocorrido.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!