A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP) passa pelos últimos ajustes com chegada de novo modelo, um SUV compacto. A empresa não confirma oficialmente, mas construído sobre a mesma plataforma do novo Onix, trata-se na nova geração do Tracker.

A exemplo dos investimentos e atualizações em outras unidades da empresa, como na fábrica de motores de Joinville (SC) e nas linhas de montagem de Gravataí (RS) para receber o Onix, também as instalações do ABC Paulista passam por reformulação para produzir o novo veículo.

“Será o primeiro SUV compacto da Chevrolet produzido no Brasil. Chegará às concessionárias locais até o fim do primeiro trimestre deste ano com conceitos tecnológicos inovadores relacionados à conectividade, segurança e eficiência energética”, confirma em nota Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, adiantando que também o modelo será exportado a partir do Brasil.

Indústria 4.0

De acordo com a empresa, desde 2018 a fábrica de São Caetano passa por uma ampla reforma, com introdução de novos processos baseados em conceitos da Indústria 4.0 e equipamentos inéditos. Um dos exemplos é o dispositivo que movimenta os carros pela linha de montagem capaz de se ajustar a qualquer altura, proporcionando uma condição ergonômica melhor para cada operação.

“Além das tecnologias inovadoras, temos novos prédios e área de estamparia. Foi muito interessante reformar completamente uma instalação como a da GM em São Caetano do Sul, porque ao trocar equipamentos, nos deparamos com muita história. Descobrimos, por exemplo, as fundações das máquinas que produziram o lendário Opala, conta Andreieli Pinto, diretor executivo da fábrica.

Em 2020, a GM completa 95 anos de atividades no Brasil. Desde que montou seu primeiro modelo no País, em 1925, em um galpão no bairro paulista do Ipiranga, a companhia já entregou mais de 15 milhões de veículos. O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968.

LEIA MAIS

GM contrata e amplia a base de fornecedores em Gravataí

GM amplia produção em Joinville para 410 mil motores/ano

Carlos Zarlenga, da GM: “Fico contente que tudo deu certo”.


Foto: GM/Diulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!