A Yazaki vai construir sua décima fábrica no Mercosul e a sexta no Brasil. A empresa japonesa desembolsará perto de R$ 60 milhões no complexo que produzirá chicotes elétricos na cidade de Bonito (PE).

A futura planta terá 21 mil metros quadrados de área construída e capacidade para fabricar até 1 mil chicotes por dia. A obra será rápida: o cronograma da Yazaki estipula início de operação já em janeiro de 2021, com cerca de 1,6 mil funcionários diretos contratados.

A escolha pela cidade nordestina se justifica pela proximidade da também pernambucana Goiana, onde a FCA tem sua segunda fábrica de veículos no Brasil.

São menos de 200 quilômetros de distância para que os chicotes da Yazaki cheguem à linha de montagem dos Jeep Renegade e Compass, e da picape Fiat Toro.

“Com a nova fábrica no Nordeste, a Yazaki atende a demanda da FCA  e coloca em prática modernos conceitos de produção e inovações, visando a indústria 4.0”, afirma Lázaro Figueiredo, presidente da Yazaki Mercosul.

LEIA MAIS

→ Déficit das autopeças recua 24% em 2019

→ FCA reitera R$ 7,5 bilhões para Goiana até 2023

Bonito será a segunda unidade da empresa no Nordeste. A primeira está em Nossa Senhora do Socorro, no vizinho estado de Sergipe. A Yazaki tem unidades produtivas ainda em Matozinhos (MG), Tatuí (SP) e Irati e Santo Antônio da Platina (PR).

Somados os atuais quadros das fábricas brasileiras, argentina, paraguaia e uruguaia, além dos escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, as operações no Mercosul, iniciadas há apenas 24 anos, contam com 11 mil funcionários, perto de 4% dos cerca de 250 mil trabalhadores da Yazaki alocados em 45 países.


Foto: Divulgação/Yazaki

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!