Programado inicialmente para os dias 10 a 19 de abril e depois transferido para 28 de agosto a 6 de setembro, o Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos, acaba de ser cancelado pela organizadora do evento, a Associação de Revendedores de Automóveis da Grande Nova York.

A feira, que costuma ser prestigiada pelas montadoras com a revelação de muitos veículos novos, aconteceria no Javits Convention Center, onde foi instalado um hospital de campanha que, no pico da pandemia da Covid-19, chegou a tratar mais de 1 mil pacientes.

O espaço montado pelo Corpo de Engenheiros do Exército já foi desativado, mas a estrutura será mantida por mais algum tempo, assim como a de outros três hospitais de campanha militares erguidos na cidade por causa do novo coronavírus.

“Devido à incerteza causada pela Covid-19, sentimos que não seria prudente continuar com o programa de 2020”, disse Mark Schienberg, presidente da Associação de Revendedores de Automóveis da Grande Nova York, nesta segunda-feira, 25.

Responsável pela mostra há mais de um século, a entidade considerou que a sua realização em meio à crise da pandemia envolveria imenso planejamento das montadoras e seus parceiros, com custos bem mais elevados do que os habituais. Dessa forma, optou-se pela realização do evento só em 2021, no período de 2 a 11 de abril.

Várias mostras automotivas programadas para este ano já foram canceladas por causa do novo coronavírus, o que tem levado as montadoras a investir em lançamentos virtuais de novos modelos mundo afora. Aqui no Brasil, por exemplo, o novo SUV da Volkswagen, o Nivus, será apresentado em evento on line na próxima quinta-feira, 28.

LEIA MAIS

Nivus, o nome do novo SUV compacto da Volkswagen

Volkswagen lidera mercado interno na primeira quinzena de maio

Salão de Detroit é cancelado oficialmente

Dentre os eventos cancelados em 2020, estão o Salão do Automóvel de Detroit, que seria em junho, e também o de Paris, na França, que tinha previsão de abrir suas portas ao público no final de setembro. O mesmo aconteceu com o Salão de Genebra, programado anteriormente para março deste ano.

Pelos altos custos envolvidos, as mostras de automóveis já vinham perdendo adeptos mesmo antes da pandemia. É o caso do Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceria em novembro próximo e após mais de uma dezena de desistência acabou sendo postergado para 2021 pela Anfavea e Reed Exibition, em decisão tomada antes do advento da crise do novo coronavírus.


Foto: Divulgação/Salão do Automóvel de Nova York

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!