A Kia Motors do Uruguai, empresa do Grupo Gandini, celebra dez anos desde o início da produção do utilitário Bongo K2500. No período, a linha de montagem instalada na fábrica da Nordex já produziu 30 mil unidades do comercial leve da marca, dos quais 27,5 mil destinadas ao Brasil e o restante para o mercado uruguaio. O volume produzido é o maior da história da indústria automotiva do país.

A operação, inaugurada em 12 de agosto de 2010, foi resultado de um investimento de US$ 25 milhões na época. Posteriormente, recebeu mais US$ 10 milhões para modernizar equipamentos e desenvolver de fornecedores, dentre brasileiros, uruguaios e argentinos. Atualmente, o Bongo tem índice de conteúdo regional de 55%.

“A fábrica tem capacidade instalada para 12 mil unidades por ano, em dois turnos. No entanto, por diferentes motivos, em especial no Brasil, ainda não foi possível atingir esse objetivo”, conta em nota José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e do Uruguai. “Mas a partir de agora, com o substancial aumento de e-commerce e de entregas, esperamos aumentar a produção e a venda do Bongo.”

A fábrica compartilhada Kia-Nordex emprega em torno de 200 funcionários e gera outros 400 postos de trabalho indiretos nas áreas suprimentos e de logística. Em virtude do aumento da demanda, a empresa estima encerrar 2020 com a venda de 3 mil Bongo somente no mercado brasileiro.

LEIA MAIS

→Kia Bongo atinge produção de 28 mil unidades no Uruguai

→Kia reforça produção do Bongo no Uruguai

→Kia Bongo: resgate fabril.


Foto: Kia/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!