A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 15 anos do lançamento da linha Constellation, um dos mais significativos da história da companhia, com a qual ampliou a faixa de atuação no transporte de carga e, ainda hoje, garante liderança isolada na categoria de semipesados.

A família Constellation foi apresentada à imprensa especializada na noite de 19 de setembro de 2005, no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nasceu com três integrantes, o 19.320 Titan Tractor, o 17.250 e o 24.250, equipados com motor da Cummins de 320 cv e 250 cv. Os veículos foram o resultado de um investimento de R$ 1 bilhão e esforço da engenharia brasileira com a cooperação dos times alemães da Volkswagen AG e da Volkswagen Commercial Vehicles.

A linha chegava para dar nova identidade à marca e ferramenta para atuar em faixa mais pesadas do mercado. O lançamento marcou o início da descontinuidade da antiga cabine oriunda da MAN com a qual marca nasceu, em 1981, sobrevivendo desde então apenas aprimoramentos estéticos. Também colocou a empresa na disputa do segmento de 45 toneladas de peso bruto total combinado.

Ao longo do tempo, a família cresceu com versões e motores. A linha hoje tem 27 opções a partir do caminhão médio de 14 toneladas com motor de 190 cv ao pesado 33.460 6×4, a novidade mais recente da marca destinada a operações fora de estrada, com capacidade para 74 toneladas e motor de 460 cv.

Pelo amplo leque de atuação e opções é a gama de caminhões mais vendida no País, de acordo com a VWCO. Desde o lançamento, a fabricante contabiliza 230 mil unidades comercializadas. Na família, um dos maiores sucessos de venda é o 24.280, líder isolado dentre os semipesados há bom tempo. O modelo dá continuidade ao desempenho que o antecessor 24.250 apresentou até ser aposentado, em 2012, por conta da P7, a nova fase da legislação ambiental equivalente ao Euro 5 que entrava em vigor.

A família Constellation também tem peso relevante nas exportações da VWCO. A empresa conta mais de 25 mil unidades enviadas desde os primeiros caminhões embarcados para o Chile um depois do lançamento da linha. Os veículos da gama abastecem mais de 20 mercados, dentre países da América Latina e da África.

LEIA MAIS

→VWCO lança linha de caminhões extrapesados Meteor

→VWCO investe R$ 1 bilhão no projeto dos caminhões Meteor


Foto: VWCO/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!