Em mais um passo no compromisso de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda a sua cadeia até 2025, Ambev firmou parceria com a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para produção de 1 mil veículos elétricos, dentre caminhões e vans.

O acordo também inclui cooperação técnica e industrial da Agrale, que ficará responsável pela montagem dos veículos na fábrica de Caxias do Sul (RS).

A estimativa é de que as primeiras unidades já estejam em operação em março próximo, em projeto piloto nas entregas de bebidas na cidade do Rio de Janeiro. O lote integral da parceria, no entanto, deverá estar nas ruas no fim de 2023.

O anúncio impulsiona a produção de veículos comerciais elétricos no País. Além da encomenda de agora, a Ambev protagoniza a intenção de compra de 1,6 mil Volkswagen e-Delivery, dos quais 100 unidades começam a ser entregues no segundo semestre.

Agora como startup do setor de mobilidade, a FNM foi uma das finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019. A partir daí, segundo a fabricante de bebidas, as empresas seguem juntas no desenvolvimento de inovações e tecnologias, o que inclui soluções logísticas para a própria Ambev.

Os caminhões FNM 833 a serem produzidos, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total, estarão conectados aos sistemas de TI da Ambev. Com isso, os gestores terão informações em tempo real de rotas e desempenho, além de dados de trânsito e características do cliente.

“É motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas”, diz em nota Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Pelas contas da Ambev, cada modelo do FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 na atmosfera por ano. No projeto piloto, o veículo terá autonomia de até 100 km por dia e recarga total em até quatro horas nos centros de distribuição da empresa dotados de placas fotovoltaicas. Os caminhões terão motores elétricos fornecidos pela Danfoss, baterias da Octillion e implemento rodoviário da Randon.

LEIA MAIS

VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev

VWCO entrega o primeiro e-Delivery para a Ambev

FNM está de volta, agora como caminhão elétrico


Foto: Ambev/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!