Os grupos Daimler e Volvo anunciaram nesta terça-feira, 9, a conclusão das negociações para a formação da nova joint venture que cria um novo fabricante global de células de combustível. A empresa sueca adquiriu 50% das participações da Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por € 600 milhões à vista e livre de dívidas.

Houve concordância quanto à renomeação da empresa para cellcentric GmbH & Co. KG, que terá participação igual das duas partes. Os grupos ressalvam, em comunicado conjunto, que continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.

LEIA MAIS

Daimler vai se dividir em duas até o fim do ano

Daimler e Volvo: testes com caminhões a célula de combustível em 3 anos.

O objetivo dos dois parceiros, segundo o texto, “é ajudar o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e neutro para o clima até 2050”. A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações.

Os testes em clientes de caminhões com células a combustível começam a ser realizado pelas duas marcas daqui  há três anos. A meta é iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década. Antes de chegar ao estágio atual, as duas empresas assinaram um acordo preliminar não vinculativo em abril do ano passado e um conatrato de joint venture em novembro.


Foto: Divulgação/Daimler

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!