Balanço da operação Latina Americana da Volvo Construction Equipment apresentou resultados animadores mesmo em meio ao cenário desafiador provocado pela crise sanitária. No ano passado, o desempenho de vendas da empresa alcançou expansão de 18,6%, enquanto o mercado em geral de equipamentos de construção na América Latina cresceu 9,3%, com 31,9 mil entregas.

De acordo com a fabricante é o maior de vendas apurado na região em seis anos, impulsionado especialmente pelo Brasil. No ano passado, o mercado brasileiro respondeu por dois terços das vendas, em alta de 32,2% para 21,9 mil unidades contra 16,5 mil equipamentos negociados no ano anterior.

“É o terceiro ano consecutivo em que o mercado brasileiro cresce de forma relevante, dobrando de tamanho nos últimos três anos e encerrando 2020 acima do patamar de 20 mil unidades, o que havia acontecido pela última vez em 2014”, avalia em nota Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

Além da demanda aquecida na região, a fabricante, integrante de um sistema global de produção, também por entregas em diversas partes do mundo. O ritmo da fábrica de Pederneiras (SP), cresceu 19% no ano passado. O aumento, segundo a empresa, foi alavancado pelas exportações. Em 2020, 14% da produção da unidade paulista seguiram para os Estados Unidos e Canadá, 8% para a Europa e Oriente Médio, 8% para a Oceania e 11% para mercados hispânicos da América Latina.

Para o presidente da Volvo CE Latin America, com as medidas de restrições mais rigorosas em virtude da pandemia em diversos mercados da região, a retorno às compras só ocorreu no terceiro trimestre e em ritmo maior nos três últimos meses de 2020. “Acreditamos que, neste cenário, temos um potencial importante de crescimento de volumes nesta região para este ano”, aposta Marcelo Daniel.

Para dar sustentação ao prognóstico de crescimento, a Volvo CE concluiu contratação de 250 funcionários para a fábrica de Pederneiras, em processo que vem desde outubro do ano passado. A unidade agora passa ter 621 empregados, quase o dobro do número pré-pandemia e o maior contingente de pessoas desde 2013.

A fabricante também iniciou processo de nacionalização de dois modelos de carregadeiras de grande porte. A L150H e a L180H, antes importadas da Suécia, organiza um portfólio no qual a fábrica de Pederneiras produzirá 70% da sua oferta de produtos no mercado brasileiro. Os equipamentos são os de maior peso operacional a serem produzidos por aqui e os primeiros fora da fábrica sueca de Arvika, até agora base de atendimento para todos os mercados.

Outra novidade da empresa para suportar a demanda prevista, é o lançamento de novo compactador de solo, o SD110B, em substituição ao SD105.

LEIA MAIS

→Volvo CE exporta 50 caminhões articulados para Europa

→Volvo CE amplia a oferta para o fora de estrada


Foto: Volvo CE/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!