A Volvo Trucks se diz pronta para contribuir com um rápido crescimento da eletrificação no transporte de carga. No segundo semestre, a fabricante colocará em produção em série mais três modelos das linhas FH e FM, caminhões pesados que permitirá cobrir necessidades de médias distâncias rodoviárias.

As novas opções elétricas se somam às gamas FL Electric e FE Electric, em produção desde 2019. Com o aumento do portfólio, a empresa estará pronta para atender perto da metade da demanda pela transferência de carga na União Europeia. Isso porque, de acordo com a Eurostat, organização estatística da Comissão Europeia, 45% de todas as mercadorias transportadas em rodovias na Europa percorrem uma distância inferior a 300 km.

É a autonomia máxima a qual a linha de caminhões elétricos da fabricante sueca oferece. Ao começar a produzir os novos modelos, a oferta da marca passará a atender necessidades de 16 a 44 toneladas, voltadas às aplicações na distribuição urbana, transporte regional, intermunicipal, coleta de resíduos e construção. De acordo com a Volvo Truck, por enquanto a linha mais completa de caminhões elétricos, com cinco opções na Europa e um na América do Norte, com o VNR Electric.

A eletrificação no transporte de carga tem forte impulso em virtude de metas climáticas a serem alcançadas, principalmente em mercados maduros. “Cada vez mais os transportadores percebem que precisam iniciar sua jornada de eletrificação agora, tanto por questões ambientais quanto por razões competitivas, visando satisfazer às necessidades de seus clientes por transporte sustentável”, diz em nota Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, adiantando que até 2030, metade das vendas da empresa serão de caminhões elétricos.

LEIA MAIS

→Células de combustível: Daimler e Volvo concluem joint-venture.

→Volvo e DHL iniciam teste com caminhões pesados elétricos

→Volvo inicia venda de caminhão elétrico na América do Norte

→Volvo terá linha completa de caminhões elétricos em 2021


Foto: Volvo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!