Com a baixa oferta de carros O km em função dos gargalos na produção decorrentes da falta de semicondutores, o mercado de veículos usados segue com números mais favoráveis do que o de novos este ano. As vendas de carros e comerciais leves seminovos e usados chegou a 993,2 mil unidades em junho, totalizando 5,45 milhões no primeiro semestre, com alta de 62,9% sobre as 3,34 milhões transacionadas no mesmo período de 2020.

O índice de crescimento é bem maior do que o verificado no segmento de 0 km, que foi de 39,1% no mesmo comparativo. Vale lembrar que nos dois casos a base de comparação do ano passado foi comprometida pelo fechamento de lojas, concessionárias e até mesmo unidades do Detran por causa da eclosão da pandemia da Covid-19 no País.

Com relação a maio, o mercado de veículos leves novos retraiu 3,3% em função da redução da oferta das montadoras, que em sua maioria tem paralisado produção esporadicamente ou mesmo em tempos mais longos, como é o caso da General Motors em Gravataí, RS, devido ao desabastecimento de componentes. No mesmo comparativo, o segmento de usados apresentou pequena evolução de 1,7%.

LEIA MAIS

Fenabrave revisa para baixo projeção de venda de veículos leves

Falta de veículos provoca queda nas vendas em junho

Do total de automóveis e comerciais leves transacionados em junho, os modelos seminovos, aqueles com até três anos de fabricação, representaram 11,8% do volume comercializado. No acumulado do ano, esse índice ficou em 10,8%, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 6, pela Fenabrave.

O balanço da entidade indica que o mercado total de usados, incluindo também veículos pesados e motocicletas, atingiu 7,3 milhões de unidades no primeiro semestre deste ano, volume 63% superior ao obtido em idêntico período do ano passado, que ficou na faixa de 4,5 milhões.

Também a Fenauto, federação que reúne os lojistas multimarcas independentes, divulgou os resultados do mercado de usados nesta terça-feira, 6. Segundo seu presidente, Ilídio dos Santos, o desempenho do primeiro semestre deste ano já supera o do mesmo período de 2019, antes portando da pandemia.

Segundo a entidade, em 2019 foram comercializados, na média diária, 54.802 veículos entre janeiro e junho. Já no primeiro semestre de 2020, esse número ficou em 36.323 e agora, no mesmo período de 2021, alcançou a marca de 58.944 unidades.

Na avaliação do presidente da Fenauto, o mercado tende a se manter positivo neste segundo semestre em função, principalmente, da contínua melhoria das condições da economia, a vacinação em massa e o retorno da confiança do consumidor.


Foto: Divulgação/Fenauto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!