A Volvo Buses apresentou na Europa o BZL Eletric, novo chassi com missão de ser plataforma para atender à demanda do transporte público global. A fabricante avalia que a eletromobilidade está em expansão e deverá crescer ainda mais rápido nos próximos anos.

Para o modelo a empresa não pretende entregar somente uma solução limpa e de baixo ruído para os sistemas, mas também um produto concebido para cumprir um ciclo de vida sustentável. Assim, o BZL Electric será mais de 90% reciclável.

“Isso significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais,” afirma Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.

O novo chassi aceita carrocerias de um ou dois pisos. De acordo com a Volvo, além de todos os componentes da plataforma e do chassi serem produzidos pela fabricante, parcerias com diversos encarroçadores ao redor do mundo foram estabelecidas para preservar qualidade.

O BZL Electric pode ser construído com um ou dois motores elétricos de 200 kW cada associados a uma transmissão automatizada de duas marchas. Caso saia de fábrica com duas unidades propulsoras, o veículo entrega potência equivalente a 540 cv. Para a marca, capacidade para operar sob qualquer condição de relevo.

O novo chassi pode ser recarregado tanto em sistema DC, de carga rápida com potência máxima de 300 kW, quanto CCS, com carga de 150 kW. A capacidade de armazenamento de energia é de até 470 kWh.

Como recursos de segurança, a Volvo Buses incorporou recursos digitais como o Bus Connect. Uma das funções do aplicativo é a Gestão de Zonas Seguras, o que permite ao operador definir áreas de segurança nas quais a velocidade máxima do ônibus é limitada, por exemplo, próximo a escolas ou em terminais.

“Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade,” resume Anna.

LEIA MAIS

→Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário

→Daimler, Traton e Volvo juntas em infraestrutura para o transporte eletrificado

→Caminhões elétricos da Volvo alertam presença no trânsito


Foto: Volvo Buses/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!