Após três meses de trabalho integrado, a Stellantis, a TIM e a Accenture apresentaram o primeiro piloto 5G standalone aplicado em ambiente industrial na América Latina. Com a finalidade de assegurar a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, o projeto foi implantado no Polo Automotivo de Goiana (PE), onde são produzidos os SUVs da Jeep – Renegade, Compass e Commander – e a picape Toro, da Fiat.

Em evento online realizado nesta quarta-feira, 27, o CIO da Stellantis para a América do Sul, André Souza, destacou que a iniciativa traz ganhos de performance, com consequente redução dos custos:

“Este controle da identificação é fundamental em uma linha flexível como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas, que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”.

O piloto foi implantado por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. A TIM, que teve licença provisória da Anatel para implantar projeto, foi escolhida como a provedora de telecomunicações responsável por fornecer a infraestrutura e rede 5G. A função da Accenture é integrar essa rede com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica.

A parceria, segundo o CIO da Stellantis, abre o caminho para futuras iniciativas de uso de 5G não só no polo pernambucano como também em outras unidades do grupo. Inicialmente a nova tecnologia está sendo aplicada na fábrica de veículos, com possibilidade de extensão para todo o complexo industrial, envolvendo também os sistemistas lá instalados.

Segundo informações da Stellantis, um segundo projeto-piloto mais complexo será implantado já no mês que vem, envolvendo o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.

VEJA VÍDEO

https://drive.google.com/file/d/12bz3PNWMxQYNy7pFp42t494vhxwVqm0z/view

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, explica que a tecnologia 5G standalone permite usar a conectividade com flexibilidade, trazendo ganhos reais para os usuários. “Nos antecipamos ao mercado e, de forma inédita e pioneira, movimentamos o ecossistema para o desenvolvimento do 5G levando nossa expertise para os clientes corporativos”, resume.

A agilidade no processo de identificação do veículos foi destaca por Paulo Tavares, diretor executivo da Accenture.”A leitura da traseira do veículo, captando e enviando os dados para a núvem, é feita em apenas 2 a 3 milisegundos. Um software de inteligência artificial verifica a conformidade da sigla e informa aos operadores de inspeção de qualidade seu resultado em tempo real para a liberação ou não do veículo.

LEIA MAIS

Apesar das dificuldades, Stellantis mantém otimismo com o Brasil

Fiat e Jeep são destaques em pesquisa de satisfação do cliente


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!