A fábrica da Mercedes-Benz de Juiz de Fora (MG) ganhou um auxílio eficaz no processo de produção. A unidade, responsável pela armação, solda e pintura das cabines dos caminhões da marca, tem agora um robô colaborativo para aplicação de cola nas longarinas, etapa que providencia vedação antioxidante na peça.

Antes realizado de maneira manual, agora o processo passou a ser feito pelo braço do UR10e, robô desenvolvido pela Universal Robots a pedido da Mercedes-Benz. O novo auxiliar permitiu aprimorar qualidade, ergonomia e produtividade na operação industrial da fabricante. O processo se torno mais prático e rápido, além de eliminar eventuais retrabalhos.

“Do tempo da aplicação manual para a automática tivemos uma diminuição de aproximadamente 30% no tempo”, revela Anderson Rosa, planejador de processos da Produção de Cabinas & Pintura da fabricante. “Mas no processo como um todo, esse número foi muito maior. Pois no automático, enquanto o robô está aplicando o material, o colaborador pode fazer outra atividade, resultando em um ganho de aproximadamente 85%, com uma qualidade impecável.”

A empresa entende que ao tirar o operador humano da função, se ganha tempo para o trabalhador desempenhar e desenvolver outras atividades na operação. Assim, se promove um processo mais eficiente e ao mesmo tempo mais analítico, tirando de cena o trabalho repetitivo.

“O robô colaborativo chegou para fazer parte dos processos ao lado dos colaboradores, com segurança, praticidade e custo bastante acessível, principalmente comparados aos robôs convencionais. O avanço da tecnologia e a implementação das funcionalidades da Indústria 4.0 vieram para ficar, transformando condições antiergonômicas, melhorando a produtividade, integrando plantas, fornecedores e clientes”, resume Anderson Rosa.

De acordo com a Mercedes-Benz, o UR10e chegou especialmente para atender à produção do Arocs, o mais recente lançamento da marca para os setores de mineração e construção. Para introdução do robô, a unidade mineira contou com a parceria da Mercedes-Benz Trucks de Aksaray, na Turquia, onde teve por mudança semelhante no processo.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz Arocs 8×4 estreia em busca de ser protagonista

→Mercedes-Benz e Bosch iniciam obras em Iracemápolis

→Mercedes-Benz conta trajetória de pioneirismo e inovação


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!