A Volvo começa pavimentar a oferta de ônibus elétricos na América do Sul ao iniciar testes com operadores na região. A partir de janeiro, uma unidade do Volvo 7900 Electric estará em operação no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Santiago, Chile.

O projeto terá duração de quatro meses e, depois, o modelo seguirá para Bogotá, onde estará em avalição no Transmilênio, o sistema BRT da capital colombiana.

De acordo com a fabricante, as demonstrações servirão para validar a tecnologia de ônibus elétrico da marca em operações de alta demanda. “A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. Agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes na região”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Durante os testes em Santiago, a Volvo irá monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.

“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, adianta Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.

O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. O ônibus carrega um motor elétrico de 200 Kw e torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, o que garante autonomia ao longo da jornada diária para ser recarregado somente durante à noite.

A unidade que segue para Santiago tem piso rebaixado, 12 metros de comprimento e capacidade para 95 passageiros. Além de 100% elétrico, o veículo traz sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco, ABS, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e assistência de partida em rampa.

LEIA MAIS

Em parceria com a Volvo, Marcopolo exporta 91 ônibus para a África

Volvo Buses lança chassi elétrico de olho na demanda global

Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário


Foto: Volvo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!